Martine Grael, bicampeã olímpica, será a comandante da tripulação brasileira e a primeira mulher a liderar uma equipe na SAIL GP. |
Velocidade, tecnologia e competitividade. |
Tripulações representam países e as competições são em cidades emblemáticas no mundo todo |
Niterói será receberá a SAIL GP, um das mais midiáticas e radicais modalidades da vela mundial, nos dias 3 e 4 de maio de 2025. A categoria é considerada por muitos como a "Formula 1" da vela, pela tecnologia envolvida e pela velocidade dos barcos que podem atingir mais de 100 km de velocidade, impulsionados apenas pela força dos ventos. Será a primeira vez que a competição acontecerá na América Latina e terá uma equipe brasileira, comandada pela minha sobrinha Martine Grael, bicampeã olímpica de vela e que será a primeira mulher capitã de uma equipe na SAIL GP. A bordo também estará Marco Grael, velejador olímpico de vela do Brasil, irmão de Martine. A equipe brasileira terá três velejadores brasileiros (contando com Martine e Marco) e três estrangeiros. O Time Brasil terá como principal patrocinador o fundo de investimentos Mubadala.
Ao todo, serão 11 onze barcos disputando o circuito mundial 2024-2025. São eles: Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, França, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Suíça. As competições serão numa raia montada próximo ao Aterro do Flamengo, mas todas as equipes estarão sediadas no Caminho Niemeyer, onde ficarão as embarcações, tripulações e equipes técnicas de manutenção e apoio. Portanto, os atletas da cidade serão protagonistas e seremos anfitriões de todas as equipes, com grande impacto positivo para a economia da cidade.
A etapa na Baía de Guanabara (ENEL Rio Sail Grand Prix, 3 e 4 de maio) terá o patrocínio das empresas ENEL, TIM, além da participação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Prefeitura de Niterói. O evento terá transmissão para vários países no mundo, dando um grande retorno de imagem para o evento e para as cidades sede.
Dando as boas-vindas ao evento a Niterói durante o evento de anúncio da etapa do Rio de Janeiro e da participação pela primeira vez de uma equipe brasileira, comandada por Martine Grael. |
A sustentabilidade é um compromisso primordial da SAIL GP que anunciou que atingirá a neutralidade de carbono no final de 2024 e seguirá avançando para contabilizar resultados climáticos positivos. Ou seja, o compromisso é avançar mais do que a neutralidade e obter benefícios climáticos, envolvendo todos os negócios que se relacionam com a competição e todas as etapas da SAIL GP. Além disso, há uma competição paralela entre as equipes para definir aquela que alcança os melhores resultados ambientais, apoiando iniciativas positivas na sociedade. A equipe campeã do desafio ambiental "Race for the Future" receberá uma premiação em dinheiro para que seja doado para as iniciativas apoiadas pelo time vencedor.
Axel Grael
Prefeito de Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.