domingo, 4 de novembro de 2018

Trainees: novas ideias para a gestão na Prefeitura de Niterói



A trainee Sofia Mettenhein destaca a qualidade dos gestores. Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói.



Programa dá a jovens talentosos a possibilidade de atuar em projetos de grande impacto social para a cidade

“O período de trainee em Gestão Pública me deu a possibilidade de atuar em projetos de grande impacto social e alinhados às minhas expectativas de colaborar com a melhoria das cidades brasileiras. Exemplo disso foi minha contribuição com projetos relacionados aos conceitos de Cidade Inteligente e Dados Abertos, dentro da Secretaria de Planejamento de Niterói”. A declaração é de Lucas de Carvalho Turmena, que ingressou como trainee ano passado na Secretaria Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Orçamento (Seplag) e este ano foi coordenador do HackNit, a maratona tecnológica de Niterói.

A experiência bem-sucedida com a primeira turma de trainees, que além de Lucas tinha outros nove jovens, levou a Prefeitura de Niterói a regulamentar o Programa de Trainees em Gestão Pública, instituído pela lei 3.305/2017, e a abrir inscrições para novas vagas. Além do concurso em andamento, a intenção da Prefeitura é realizar processos seletivos periodicamente, se tornando um “governo-escola”.

“Iniciamos a contratação de trainees ano passado e a experiência foi avaliada positivamente. Trouxemos 10 jovens para apoiar projetos estratégicos da gestão, como o Niterói Mais Resiliente (medida de ajuste fiscal) e cidades inteligentes e eles trouxeram contribuições muito valiosas. Essa experiência bem-sucedida que nos levou a pensar na institucionalização do programa. Queremos nos consolidar como um ‘governo-escola’ que possibilita o aprendizado em serviço”, afirma a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovanna Victer.

Ela esclarece que o objetivo do programa é formar novos gestores públicos a partir da seleção de profissionais interessados em atuar no poder Executivo municipal, colaborar na solução de desafios e ajudar no desenvolvimento de novas políticas públicas.

O Programa de Trainees em Gestão Pública de Niterói foi elaborado em parceria com o Vetor Brasil, organização sem fins lucrativos e suprapartidária, que tem como missão criar uma rede engajada e diversa que potencialize o setor público brasileiro.

Os trainees são vinculados à Seplag, mas podem atuar em outros órgãos e entidades municipais desde que desempenhem funções relacionadas à gestão de programas e projetos públicos. Eles participam também de atividades acadêmicas, entre elas aulas presenciais e on-line e palestras sobre temas relacionados à gestão pública.


Lucas Carvalho coordenou o HackNit deste ano. Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói



Ao final do programa têm que apresentar um Trabalho de Conclusão do Programa (TCP) que poderá ser por meio de artigo acadêmico, manual de implementação de políticas públicas ou plano de metodologia sobre tema ligado à gestão pública.

Sofia Mettenhein, trainee do Núcleo de Gestão Estratégica (NGE), destaca a qualidade dos gestores da prefeitura e a importância do programa para a formação dela:

“Acredito que poder viver o governo de forma transversal, acompanhando projetos estratégicos e sentir na prática a superação de desafios, tem trazido aprendizados fundamentais. Aprendizados de diálogo, de como me posicionar, de como articular objetivos comuns. Poder ter essa experiência na Prefeitura de Niterói, com um corpo técnico altamente qualificado e com uma visão de desenvolvimento integrada para a cidade, tem sido muito rico. Sinto que a experiência de trainee é ser cada dia um pouco mais capacitada para enfrentar os desafios enormes da gestão pública no Brasil”. 


Fonte: O Fluminense












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.