quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Niterói vai ganhar duas novas unidades de conservação municipais



A visitação ao aqueduto do Morro da Chácara será aberta antes da implantação do parque Foto: Thiago Freitas / Agência O Globo


Niterói ganhará duas novas unidades de conservação com demarcação de trilhas

Morro da Chácara terá trilhas que levarão ao aqueduto

Lívia Neder

NITERÓI — Quatro anos após a criação do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), a cidade vai ganhar mais duas unidades de conservação: uma na área central, que engloba a Chácara do Vintém, com o seu antigo aqueduto, no Bairro de Fátima, e o Morro da Boa Vista; e outra na Zona Norte, o Morro do Castro, na divisa com São Gonçalo. Ambas serão abertas à visitação, com a demarcação de trilhas.

— O parque do Centro vai abranger uma área que já é municipal, a Chácara do Vintém, e o Morro da Boa Vista, que está sendo reflorestado. Concentramos lá boa parte das compensações ambientais da Secretaria de Meio Ambiente. Vai ser a maior área protegida do Centro de Niterói, com 62,6 hectares — conta o secretário executivo da prefeitura, Axel Grael.

Segundo ele, o parque terá plano de manejo, trilhas e equipamentos para receber visitantes. Duas audiências públicas serão realizadas para consolidar limites e discutir a vocação dos parques com moradores: a da Chácara Vintém será no mês que vem; e a do Morro do Castro, em maio.

— Há uma área de valor histórico e arqueológico importante que é a Chácara do Vintém, com o aqueduto. Tudo vai estar ligado ao Parque das Águas, do outro lado da Avenida Marquês do Paraná, pois os dois têm história parecida, sendo que esse novo parque tem um acesso simbólico importante, porque a Aldeia de São Lourenço dos Índios marca a origem da cidade, com Araribóia e sua tribo — conta Axel.

A ideia é que a primeira infraestrutura do parque fique pronta até 2020, mas o objetivo é que a Chácara do Vintém já seja aberta à visitação no início do ano que vem. Já no Morro do Castro, a implantação do parque será mais rápida, segundo Axel, por já haver uma infraestrutura que precisa de poucas intervenções.


Morro da Boa Vista (será incluído no Parque Natural Municipal da Chácara do Vintém)

INCÊNDIO PREJUDICA REFLORESTAMENTO NO MORRO DA BOA VISTA






Um comentário:

  1. Meu amigo, Araribóia e sua tribo eram do Espírito Santo. Os portugueses trouxeram a tribo inteira, Tupinimos para matar os Tamoios. Não puderam voltar pois seriam mortos então ganhou essa sesmaria. Tem que conscientizar os moradores dos morros que as árvores com a sombra, o capim não nasce.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.