quarta-feira, 8 de novembro de 2017

NITERÓI DE BICICLETA: Mais segurança para ciclistas no Centro de Niterói



Travessia da ciclovia da Avenida Rio Branco, entre a Avenida Amaral Peixoto e a Praça Arariboia. Mais facilidade de acesso do ciclista para o Bicicletário Arariboia. 


Faixa exclusiva foi implantada na Visconde do Rio Branco

Ciclistas que trafegam pela Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, já contam a partir desta quarta-feira (8) com mais segurança para fazer a travessia até a Praça Arariboia. Isso porque foi implantada uma faixa exclusiva cortando a Avenida Visconde do Rio Branco.

A orientação é de que os ciclistas atravessem na faixa destinadas às bicicletas no momento em que o semáforo estiver fechado para os automóveis, ônibus e motocicletas, e que trafeguem pelo espaço destinados a eles.

O fluxo é intenso no trecho, uma vez que muitos ciclistas estacionam suas bikes no bicicletário Arariboia e vão para o Rio de barca, como é o caso do estudante Vinícius Monteiro, de 20 anos.

“Acho que a nova faixa facilita a travessia para o ciclista. É importante termos essa indicação e esse espaço para atravessarmos, aumenta nossa segurança”, acredita.

No mais recente levantamento do programa Niterói de Bicicleta apontou que o fluxo sob duas rodas na Avenida Ernani do Amaral Peixoto – uma das principais vias da cidade – cresceu 86% em dois anos.

Foto Leticia Ledo.


Aumento das bikes – Com um programa direcionado especialmente às bicicletas e metas de ciclomobilidade definidas para a cidade, ao longo dos últimos anos a Prefeitura vem registrando aumento no número de bikes nas vias da cidade. Para quantificar o fluxo de ciclos na ciclovia da Amaral Peixoto, o programa Niterói de Bicicleta realiza duas contagens distintas: a manual, realizada mensalmente, verifica o número de ciclistas ao longo do período de duas horas no pico da manhã; já a contagem automática é realizada anualmente.

O levantamento manual apontou que, nos meses de agosto de 2015, 2016 e 2017, foram registrados, respectivamente, em média 112,5, 120,5 e 209 ciclos passando, por hora, na avenida. Neste período, a quantidade de bicicletas usando a ciclovia do Centro aumentou cerca de 86%. Em 2017 também foi registrado aumento: de acordo com dados do coletivo Mobilidade Niterói, em março, quando o bicicletário da Praça Arariboia foi inaugurado, eram 160 ciclos por hora. Em cinco meses, foi registrado crescimento de 30% de fluxo na Amaral Peixoto.

Fonte: O Fluminense







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.