domingo, 19 de novembro de 2017

GESTÃO PÚBLICA: Mais controle e transparência para as prestações de contas



Cristiane assumiu na última sexta-feira (10) a implantação da Controladoria. Foto: Divulgação



Prefeitura de Niterói dá início à implantação da Controladoria-Geral do Município

Com o objetivo de ampliar as ações de controle no Município, a subsecretária de Controle, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, assumiu na última sexta-feira (10) a implantação da Controladoria-Geral do Município (CGM). A principal atribuição da CGM será o Controle Interno de todos os órgãos e entidades do Poder Executivo municipal, além de ficar responsável pela Transparência, auxiliar o Controle Externo, avaliar previamente os processos licitatórios, analisar as prestações de contas e realizar auditorias. O órgão irá assistir diretamente o prefeito, com independência e autonomia, contando inclusive com estrutura física e orçamento próprios. A previsão é que em julho a Controladoria esteja totalmente implantada.

“Niterói já tem um controle efetivo, muita coisa foi implantada nesses quatro anos. Pretendo ampliar e fortalecer o sistema de controle, que engloba o controle central e a rede de controle dentro de cada órgão. A meta é que cada secretaria e autarquia tenham um controle fortalecido, para que os processos cheguem na CGM já embasados legalmente”, explica Cristiane, informando que o momento é de transição, preparação da estrutura física e elaboração e realização de concurso para novos funcionários.

Entre os projetos para a área estão trazer a Ouvidoria do Município para a Controladoria, integrando-a com as iniciativas de Transparência, e fortalecer as auditorias operacionais.

“A Controladoria trabalhará opinando e orientando os gestores públicos a fazerem políticas públicas legais e mais eficientes. Tudo isso se reflete gerando estabilidade para garantir um ambiente bom para negócios e investimentos, atraindo novos investidores, consolidação e melhoria das regulações e dos controles públicos existentes e, como consequência, proteção dos cidadãos, organizações e servidores do Município contra incertezas, riscos e custos”, esclarece.


Fonte: O Fluminense











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.