quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Morro do Céu ganha Telecentro, novo centro social e tem rua principal recuperada


Prefeito Rodrigo Neves fala aos moradores do Morro do Céu. Foto Axel Grael.
Bira Marques, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos vistoria as obras antes da inauguração.

Área para esportes, recreação e atividades comunitárias.


13/08/2014 - A Prefeitura de Niterói reinaugurou na manhã desta quarta-feira (13/8) o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Chico Mendes no Morro do Céu, no Caramujo, na zona norte da cidade. O espaço ganhou um Telecentro, que também foi inaugurado.

Foi inaugurado também o recapeamento da Rua Arthur Pereira da Mota, a principal da comunidade e esteve no local onde funcionará a Unidade do Médico de Família do Morro do Céu.

Há anos abandonado, o CRAS Chico Mendes passou por uma reforma, com pintura. A quadra foi revitalizada. O Centro vai continuar oferecendo trabalho de acompanhamento familiar para pessoas com maior vulnerabilidade, além de projetos integrados das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Esporte e Lazer, Saúde e Educação, Ciência e Tecnologia com oficinas de artesanato, aulas de dança e percussão, práticas esportivas como basquete, capoeira e badminton.

O espaço também vai realizar inscrições para cursos do Pronatec ( Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego)

Já o Telecentro terá dez computadores com acesso gratuito à Internet. Vai oferecer inicialmente cursos básicos de informática (Internet, editor de textos, redes sociais). Há planos de promover também cursos profissionalizantes. Desde o início da nova administração da Prefeitura, vários Telecentros foram retomados ou inaugurados no Barreto, Maceió, Santa Bárbara, morros do Estado e Cavalão, na sede da Famnit (Federação das Associações de Moradores de Niterói), Maquinho, entre outros.

A Rua Arthur Pereira da Mota começou a ser recapeada durante o projeto Prefeitura Móvel, no início de julho. Ao todo, foram cerca de 1,7 quilômetro de novo asfalto, incluindo também parte da Rua Nilo Peçanha, no Caramujo.

Em relação ao Médico de Família do Morro do Céu, o prefeito informou que a unidade deverá ser inaugurada em setembro.

O prefeito da cidade destacou a importância dos investimentos na região.

"A cidade tem que ser olhada de maneira mais integrada. Ela é um organismo vivo, não é possível ser saudável se todas as partes não serem tratadas com atenção. Investir nestas regiões é investir em uma Niterói sustentável. Por isso vamos melhorar muito os indicadores de desenvolvimento humano da região norte, investindo em políticas de educação com horário integral, qualificação para inclusão positiva, infraestutura e políticas sociais para a juventude. Esses projetos no Morro do Céu se integram a outros. Nosso objetivo é melhorar as condições de vida dos que mais precisam", disse.

O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques, afirmou que a revitalização do CRAS Chico Mendes é uma resposta concreta ao projeto Prefeitura Móvel, quando o prefeito esteve no local.

"Esse espaço é muito importante. Estamos revitalizando e vamos realizar ações integradas com a saúde, esporte e lazer, cultura. Será uma gestão de território para melhorar a qualidade de vida dos moradores", declarou.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, afirmou que as iniciativas contribuem para elevar a cidadania na cidade.

"Esses equipamentos integram uma política maior cujo objetivo é diminuir a exclusão social em determinadas áreas da cidade. O Telecentro favorece a inclusão digital, vai oferecer cursos e oficinas além de cursos para facilitar a iniciação profissional para a população. E esses espaços poderão ser utilizados pelas escolas do entorno. Isso contribui para retirar as crianças da rua", explicou.

A presidente da Associação de Moradores do Morro do Céu, Alessandra Félix, disse que o Morro do Céu vive um novo momento.

"O Morro do Céu está recebendo melhorias. O Médico da Família será reaberto. Com o novo CRAS, as crianças vão ter atividades e um futuro melhor. Tem novo asfalto, antigamente os ônibus nem podiam passar e o Telecentro vai trazer inclusão digital para a comunidade", disse.

Estiveram presentes na cerimônia no CRAS o vice-prefeito Axel Grael, as secretárias Executiva, Maria Célia Vasconcelos, Saúde, Solange Oliveira, os secretários de Esporte e Lazer, Bruno Souza, e de Participação Social, Anderson Rodrigues, e o presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes.


Fonte: Prefeitura de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.