segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Torben elogia, mas alerta sobre Baía de Guanabara: "Muito o que melhorar"


Chefe da equipe brasileira reconhece melhora da água, mas diz que não se pode ficar acomodado. Australiano que achou cão morto na baía teve plástico preso no barco

Torben Grael acredita que água melhorou, mas em relação a outros lugares segue ruim (Foto: Leonardo Filipo)


O primeiro evento-teste para as Olimpíadas de 2016, o Aquece Rio da vela, terminou neste sábado com a qualidade da água da Baía de Guanabara como maior foco de atenção. Na avaliação da maioria dos atletas que já conheciam as raias, as condições melhoraram, porém ainda estão longe do ideal. Para um dos maiores críticos da situação, o chefe da equipe brasileira de vela, Torben Grael, houve uma melhora. Mas alerta que não se pode relaxar (assista à matéria do Esporte Espetacular).    

- A água esteve boa para o que é a Baia de Guanabara. Mas se for comparar a outros lugares, ela foi muito ruim. Não podemos ficar acomodados, porque corre o risco de pegar uma semana ruim. A coisa não é estática. Depende de regime de ventos, de marés. Há muito o que melhorar. A começar tirando o esgoto de dentro da Marina da Glória - disse Torben.

Chefe de competição da Federação Internacional de Vela (Isaf, sigla em inglês), Alastair Fox viu melhoras na questão do lixo, ressaltou que a qualidade da água está dentro dos padrões internacionais e que nem o COI e nem o governo estão escondendo a situação. Chefe de esportes do Comitê Rio 2016, Rodrigo Garcia enumerou 12 ações que estão sendo feitas para retirar o lixo flutuante da água, como ecobarreiras e o uso de ecobarcos.


Belcher confia em melhora da água para os Jogos Olímpicos de 2016 (Foto: Leonardo Filipo)


O australiano Matthew Belcher, que nos treinos antes da competição viu um cachorro morto boiando nas águas, teve um saco plástico preso em seu barco da classe 470 durante uma das regatas. Apesar dos problemas, ele confia que a situação melhore até 2016.
- Perdemos a velocidade do barco, mas conseguimos controlar a situação - contou o campeão olímpico de Londres 2012, que venceu o Aquece Rio ao lado de Will Ryan. 
O bicampeão olímpico Robert Scheidt ficou surpreso positivamente com o que viu:

- Eu não tive nenhum problema de detritos no barco, diferente de outros anos. Então acho que isso vem caminhando bem. Está longe do perfeito. Mas essa semana mostrou que é possível melhorar - disse o velejador, que ficou em quarto lugar na classe Laser.
Diretor técnico do evento-teste, Walter Boddener ressaltou a importância do aprendizado da força de trabalho brasileira com os membros da Isaf. Ele afirmou que no evento-teste do próximo ano haverá mais dias reservas, para evitar que todas as suas regatas disputadas - algumas classes não atingiram o número previsto devido à falta de vento.
Na opinião do presidente do CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, o Aquece Rio foi um sucesso:

- Ttivemos dias de ventos bem variados. Conseguimos testar todas as raias. O Aquece Rio foi uma forma de mostrar que o Brasil pode fazer uma das melhores olimpíadas de todos os tempos e que pode apresentar uma equipe de vela à altura - disse o dirigente da entidade que organizou o evento-teste junto com o Comitê Rio 2016.
O próximo evento-teste dos Jogos Olímpicos será em julho de 2015, com a maratona. Ao todo serão 45 eventos-testes até maio de 2016.

Fonte: Globo Esporte



----------------------------------------------------

SAIBA MAIS EM:

Assista ao vídeo com Torben, Martine e Kahena no Esporte Espetacular
MARTINE GRAEL E KAHENA KUNZE SÃO OURO NO AQUECE RIO
VITÓRIA! Aquece Rio: Martine e Kahena faturam o título na 49erFX
Martine Grael e Kahena Kunze assumem a liderança na Classe 49erFX, no Aquece Rio
Niterói recebe Delegação Brasileira de Vela
Rio Yacht Club é avaliado esta semana pelo COB como base da seleção para os Jogos de 2016
Espírito de grupo: velejadoras se unem por nova medalha feminina nos Jogos
Rio Yacht Club, de Niterói, um dos mais tradicionais clubes náuticos do país, será a base principal da Equipe Brasileira de Vela
Assista à matéria do Bom Dia Brasil com Torben e Martine Grael
Torben Grael admite que lixo em raia olímpica pode definir medalha nos Jogos de 2016
Seleção Brasileira de Vela é apresentada em Niterói
CBVela e COB apresentam nesta terça a equipe que disputa o Evento Teste
Martine e Kahena ditam o ritmo da 49erFX no mundo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.