segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Programa Mais Infância ganha reconhecimento internacional




O programa Mais Infância que está sendo desenvolvido pela prefeitura, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação acaba de ser reconhecido no exterior. Ele será um dos destaques do XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares que acontecerão nos próximos dias 18, 19 e 20 de setembro, na Universidade do Minho, na cidade de Braga (Portugal).

O Mais Infância foi um dos selecionados pelos organizadores do evento, junto com outros trabalhos pedagógicos, realizados em todo o mundo sob a temática "Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais".

Em setembro, gestores da rede municipal de Niterói estarão em Portugal para apresentar o projeto que prevê a expansão da rede, a qualificação do profissional de educação, a requalificação das escolas existentes e a atual reorganização do currículo da Educação Infantil, incluindo a implementação do horário integral.

O programa Mais Infância, que também conta com recursos do Governo Federal através do programa Brasil Carinhoso, foi lançado pelo prefeito em março de 2013 e tem como objetivo qualificar e expandir em 80% a rede municipal de Educação Infantil. O processo de ampliação está sendo desenvolvido em quatro vertentes: reforma e construção de UMEIS, municipalização de escolas estaduais e incorporação de creches comunitárias.

Em 16 meses de governo, o prefeito já inaugurou nove Unidades Municipais de Educação Infantil e elas estão localizadas nas comunidades da Vila Ipiranga e da Magnólia Brasil, ambas no Fonseca, e nos bairros de Itaipu, Sapê, Santa Rosa, Caramujo, Centro, Jacaré e Maceió.

A próxima comunidade a ser contemplada com uma UMEI será a do Buraco do Boi, no Barreto. A unidade vai funcionar no Ciep Jacy Pacheco, municipalizado recentemente e está localizado na rua Monsenhor Redes, s/ nº. A previsão é que seja inaugurada no próximo dia 30 de agosto.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, comemorou a escolha do programa. ''Estamos felizes com a indicação do projeto pelos organizadores do Colóquio em Portugal. Isso evidencia a qualidade da nossa proposta e dá reconhecimentoao trabalho que estamos desenvolvendo aqui em Niterói”.

Para o presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes, “a expansão promovida pelo Mais Infância reafirma o compromisso assumido pelo prefeito de garantir o acesso e ampliação do número de vagas na Educação Infantil. Com o fortalecimento da educação pública, estamos criando mais oportunidades para uma parcela significativa da população de Niterói”, concluiu.

Outras três UMEIs estão sendo construídas e a entrega das obras está prevista para o próximo ano: a de Piratininga, em janeiro, e as outras duas, Matapaca e Teixeira de Freitas, no segundo semestre. De acordo com a prefeitura, ainda no segundo semestre de 2015, será concluída a construção da UMEI do Engenho do Mato cujo processo de licitação já foi publicado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.