terça-feira, 22 de outubro de 2013

Velejador Axel Schmidt é homenageado com o Prêmio Prata da Casa, da UFF


Axel e Moema Schmidt

Meu tio, Axel Schmidt, de quem eu orgulhosamente herdei o nome, foi um dos homenageados com o Prêmio Prata da Casa. Axel e seu irmão Erik Schmidt, conhecidos então como os Gêmeos do Mar, foram tricampeões mundiais de vela, na Classe Snipe, nos anos 1961, 1963 e 1965. Foram os primeiros brasileiros a serem tricampeões mundiais.

Devemos muito aos tios Axel e Erik pela tradição da família Schmidt Grael na vela. Foram eles os grandes exemplos, inspiradores e os conselheiros técnicos que levaram Torben Grael e Lars Grael a carreira vitoriosa, que dentre outros títulos deram ao Brasil 7 medalhas olímpicas (Torben-5 e Lars 2).

E agora, uma nova geração de velejadores da família Schmidt Grael se inspira nos pioneiros do esporte brasileiro, Axel e Erik Schmidt.

Obrigado, tio!!!

Axel Grael

----------------------------------------
Saiba mais sobre Axel e Erik Schmidt e o seu legado para o esporte no Brasil e em Niterói:
Axel e Erik Schmidt, os Gêmeos do Mar. Texto de Lars Grael
Mundial de Snipe: o domínio brasileiro no evento mais importante do ano na raia olímpica da Baía de Guanabara
Tradição da família Schmidt Grael na Classe Snipe


Um pouco sobre a família Schmidt Grael:
Preben Schmidt: a inspiração de gerações de velejadores da família Schmidt Grael
Helene Schmidt e os Imigrantes na Ilha das Flores, na Baía de Guanabara
Centenário do AILEEN (1912-2012): um barco de várias gerações

Um pouco sobre o Rio Yacht Club (Sailing)
Sailing - Forte como a aldeia gaulesa de Asterix
Rio Yacht Club: um pequeno centro de excelência da vela brasileira está próximo a completar 100 anos



-----------------------------------------

Ex-alunos são homenageados na abertura da Agenda Acadêmica 2013


Fui palestrante no evento, a convite dos organizadores da Semana de Ciência e Tecnologia. Falei sobre ações da Prefeitura para promover o avanço de Niterói para a sustentabilidade.

Frederico Canequela

Com o objetivo de apresentar a produção acadêmica desenvolvida na Universidade Federal Fluminense em ensino, pesquisa e extensão e promover a integração da comunidade interna com a sociedade, por meio das mostras desenvolvidas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), foi aberta a edição 2013 da Agenda Acadêmica UFF nesta segunda-feira, 21, no Auditório Florestan Fernandes, Campus do Gragoatá. Neste ano, o evento propôs o tema "Ciência, saúde e esporte".

Na cerimônia de abertura, o reitor Roberto Salles falou sobre o crescimento da universidade em todos os seus aspectos, destacando o fato de a universidade estar entre as três com nota cinco em avaliação feita pelo MEC. Salles também traçou um paralelo entre o anterior e o atual estado da UFF. Por fim, agradeceu às cerca de 60 mil pessoas que fazem parte da família acadêmica da universidade, parabenizou os homenageados do Prêmio Prata da Casa, e, em seguida, declarou aberta a Agenda Acadêmica UFF 2013.

O vice-reitor Sidney Mello contou que a UFF é a atual instituição acadêmica federal com maior ingresso de alunos e a mais interiorizada do Brasil. Durante sua breve fala, apresentou os homenageados do 4º Prêmio Prata da Casa e disse estar satisfeito e orgulhoso pelos ex-alunos levarem o nome da universidade além das fronteiras.

A chefe de gabinete e coordenadora da Agenda Acadêmica, Martha de Luca, explicou que tanto a SNCT quanto a Agenda são os eventos mais importantes da universidade por permitirem aos interessados conhecer de perto o que a UFF produz e oferece: "A ideia é divulgar, promover e reconhecer os talentos, por meio dos trabalhos científicos que são apresentados durante a semana". Segundo ela, o número de estudantes de escolas dos ensinos fundamental e médio com presença confirmada para o evento faz com que a instituição tenha a sociedade inserida na universidade, conhecendo suas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Representado a Prefeitura de Niterói, o vice-prefeito e engenheiro ambiental Axel Grael proferiu a palestra com o tema "Contribuindo para uma Niterói sustentável: promovendo as mudanças".

Na mesa de abertura também estiveram presentes o pró-reitor de Extensão, Wainer da Silveira; o pró-reitor de Graduação, Renato Crespo; e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Antonio Claudio da Nóbrega.

4º Prêmio Prata da Casa
Homenageados com o Prêmio Prata da Casa 2013. Dentre os homenageados, Axel Schmidt (segundo da direita para a esquerda) e medalhista olímpica Isabel Swan, à sua esquerda.


Em clima de confraternização, a coordenadora do programa Prata da Casa, de ex-alunos da UFF, Arlete Granero, deu inicio à premiação que os homenageia.

Com direito a galardão e vídeos de apresentação, foram homenageados os seguintes profissionais e antigos alunos da UFF: o médico veterinário e doutor em ciências biológicas Akira Homma, ex-presidente da Fiocruz; o físico Adriano Roberto de Lima, sócio-fundador das empresas Solvix e Gentix; o cineasta Hernani Heffner, conservador-chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; o geofísico Carlos Alberto de Jesus, ex-coordenador de exploração de bacias terrestres na OGX e primeiro a aluno a se formar no curso de Geofísica da UFF; a médica Renata Teixeira, especialista em medicina esportiva no Rio de Janeiro; a cineasta e esportista Isabel Swan, iatista que conquistou medalha de bronze nos Jogos Olímpicos em Pequim 2008, a primeira da vela feminina; e o economista e velejador Axel Frederik Schmidt, ganhador de vários títulos no esporte amador, em que consolidou com seu irmão Erick a famosa dupla "gênios do mar".

Depois de posarem para foto, foi distribuída a segunda edição da revista Prata da Casa, onde os homenageados contam como a UFF marca a trajetória de seus alunos.

O encerramento da cerimônia foi marcado com a distribuição de brindes para celebrar o início de mais uma Agenda Acadêmica.

Fonte: UFF



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.