terça-feira, 22 de outubro de 2013

Prefeito reafirma compromisso de inaugurar mergulhão no dia do aniversário da cidade




O prefeito de Niterói fez uma nova visita às obras do mergulhão da avenida Marquês do Paraná, no centro, na manhã desta terça-feira (22/10) e reafirmou seu compromisso de inaugurar a via no dia 22 de novembro, quando se comemora o aniversário da cidade.

O chefe do Executivo municipal anunciou a conclusão de mais uma importante etapa da obra: a colocação de 285 estacas-raízes, que não estava prevista no projeto original. Essas estacas, segundo ele, são uma espécie de grampos, com 15 metros de profundidade que vão segurar o solo do mergulhão e evitar que o piso suba quando pressionado pelo lençol freático.

Ao lado do vice-prefeito Axel Grael, de secretários e vereadores, o prefeito percorreu parte do mergulhão no piso em concreto por onde passarão os carros. A concretagem, segundo ele, foi iniciada há 25 dias e, em duas semanas, deverá estar concluída. Em seguida, será iniciada a parte final da obra, o acabamento.

De acordo com o prefeito, para dar mais segurança à obra, está sendo colocado o dobro da concretagem do projeto original. Cerca de 95 metros de pista já foram concretados e outros 80 já estão em andamento. O mergulhão terá cerca de 300 metros de extensão, sendo 150 metros do túnel e 75 metros de cada rampa.

"No dia 2 de janeiro, fiz uma visita aqui nesta obra. Não havia nada, não tinha escavação, não tinha buracos, só tapumes. Realizamos estudo de sondagens, estudamos todo o subsolo e constatamos que não havia problemas de rio ou pedra, apenas o lençol freático muito próximo do solo. Quando perfurávamos, a água subia. Elaboramos um projeto executivo, que estabeleceu como prioridade o rebaixamento do lençol freático em que dutos eram ligados 24 horas por dia a um sistema de bombas. Isso possibilitou a perfuração do túnel e, no dia 5 de agosto, percorremos todo o mergulhão, vimos a luz no fim do túnel", explicou.

O prefeito destacou também outras medidas, que não estavam no projeto original, para reforçar as estruturas do mergulhão, como a instalação de tirantes e a injeção de cimento-líquido, chamada de jet grouting.

Outra importante providência é um sistema de drenagem que, por meio de bombas, vai reter a água da chuva e levá-la para a parte de cima para um outro sistema já existente. Isso, segundo o diretor da Emusa (Empresa de Moradia, Urbanização e Saneamento), Lincoln Silveira, vai evitar o alagamento do mergulhão.

O chefe do Executivo municipal afirmou que a obra do mergulhão é o símbolo do descaso com a população de Niterói. Segundo ele, a intervenção vai trazer grandes melhorias para o trânsito e a mobilidade urbana da cidade.

"Essa obra será um grande presente para a nossa cidade, que conviveu durante anos com esse enorme passivo. A obra vai melhorar muito a circulação e a mobilidade. Com a mão reversível na Roberto Silveira, implantada há três meses, vamos ter uma redução grande para quem desce da ponte e segue em direção a São Francisco. Em dezembro de 2012, se levava 50 minutos. Com o mergulhão, o trajeto será feito em 10 minutos", disse.

Segundo o prefeito, a obra do mergulhão é a mais importante e a única de infra-estrutura feita na cidade nos últimos 40 anos. De acordo com ele, será a primeira de muitas que virão, como a Transoceânica, que já tem recursos garantidos pelo governo federal.

Fonte: Prefeitura de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.