domingo, 14 de fevereiro de 2010

Faltam mudas!!!

Horto Florestal de Santa Maria Madalena, do site do IEF-RJ.

O Estado do Rio de Janeiro conta atualmente com iniciativas de plantio de árvores como nunca visto antes. São provenientes de obrigações estabelecidas nas licenças ambientais para fins de compensações ambientais das empresas, a implantação dos parques fluviais (áreas protegidas situadas ao longo de rios e canais), projetos governamentais de reflorestamento e mesmo iniciativas voluntárias de pessoas físicas e jurídicas. Além disso, cresce a nível nacional a pressão para obrigar os proprietários rurais a cumprir a legislação que obriga a recomposição das florestas nas Áreas de Preservação Permanente (APP) de suas propriedades. Em meio a este saudável ímpeto reflorestador, o Rio de Janeiro prometeu nos relatórios de candidatura olímpica aprovados pelo COI, que serão plantadas cerca de 24 milhões de árvores até 2016, o que equivale a cerca de 9.600 ha, ou o correspondente a quase três vezes o tamanho do Parque Nacional da Tijuca. Os plantios são necessários, pois revitalizarão rios, protegerão encostas e mananciais, evitarão a erosão e o assoreamento, ajudarão a combater as mudanças climáticas ao fixar o carbono, formarão corredores que viabilizarão a sobrevivência da flora e da fauna e valorizará a especial paisagem do nosso estado. No entanto, nada tem sido feito para resolver um sério problema logístico para esses projetos: faltam mudas de espécies nativas próprias para o reflorestamento. Não existem hortos públicos ou estabelecimentos privados capazes de produzir estoques para atender a demanda. Os responsáveis pelos plantios passaram a buscar mudas em outros estados, mas também lá a produção também não é suficiente.

Da Coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, 13/02/10. A Coluna Rumo Náutico é publicada no Jornal O Fluminense todos os sábados.

2 comentários:

  1. Prezado Axel,

    o Instituto Brasileiro de Florestas, coloca-se a disposição para suprir esta demanda auxiliando com o fornecimento de mudas de espécies nativas ao estado do Rio de Janeiro.

    Conheça nosso trabalho:

    www.ibflorestas.org.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Solano,
    Agradeço muito o seu oferecimento. Vou transmiti-lo às pessoas que eu conheço e que estão à frente de trabalhos de reflorestamento.
    Um abraço e parabens pelo trabalho.
    Axel Grael

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.