terça-feira, 26 de agosto de 2014

Mudanças viárias prometem por fim nas retenções na Estrada Fróes, em Niterói



Carros na saída da Estrada Fróes se espremem na pistas ao lado da ciclofaixa - Felipe Hanower / Agência O Globo


Remodelação da ciclofaixa também está prevista
por Leonardo Sodré


NITERÓI - “A ciclovia que segue em direção a São Francisco, na saída do túnel, é um sinal de obra em que não houve preocupação com pedestres nem com mobilidade urbana. O trânsito à noite em direção ao bairro tornou-se caótico”. A percepção do leitor Luiz Fernando Albuquerque Bastos, morador de Itaipu, descrita num e-mail enviado à seção “Fala, Niterói”, é a mesma de quem passa diariamente pela Estrada Fróes.

O gargalo no entrocamento com as faixas que saem do túnel Roberto Silveira, na chegada a São Francisco, somado à ciclofaixa ao longo da via, e carros estacionados próximos aos restaurantes no acesso à estrada, estão causando um afunilamento da rua e consequentes congestionamentos, que viraram rotina a qualquer hora do dia.

Como solução, a prefeitura anunciou para outubro mudanças viárias no encontro das pistas, em São Francisco: a ciclofaixa sairá da pista e passará a ser na calçada, que terá seu espaço compartilhado (ciclistas e pedestres) até a Praia de São Francisco. Dessa forma, será criada uma terceira faixa de rolamento no trecho. Para o ano que vem, está prevista a transferência da ciclofaixa do lado esquerdo para o direito da Estrada Fróes.

— Estava na hora de alguém fazer alguma coisa, antes que acidentes graves acontecessem. Está muito perigoso. Além do engarrafamento, alguns motoristas se arriscam e botam outras pessoas em perigo, ou jogando o carro na frente dos que saem do túnel ou passando pela ciclofaixa — alerta o morador de São Francisco Luiz Anciães.

A medição para as alterações já começaram, e a execução tem prazo de dois meses. O canteiro que fica entre as pistas da descida da Fróes e da saída do túnel terá a ponta alongada até o fim da curva em frente ao muro do Iate Clube Icaraí. A medida obrigará os motoristas que descem a Fróes manterem-se à direita, na nova faixa de rolamento. A ciclofaixa compartilhada com a calçada permitirá o alargamento da pista e dará segurança a ciclistas.

— O Código de Trânsito prevê que a bicicleta pode transitar como qualquer outro veículo de transporte. O que estamos fazendo é dar mais segurança ao ciclista e mais agilidade para o trânsito, pois acabará com estrangulamento na descida da Fróes — explica o vice-prefeito Axel Grael.

Numa segunda frente de obras, a prefeitura reformulará toda a ciclofaixa da Estrada Fróes. Com a mudança para o lado direito, o cilista não precisará mais atravessar a pistas dos carros, no fim do calçadão da Praia de Icaraí e na chegada a São Francisco. O projeto ainda está em estudo.

— A implantação da ciclofaixa no lado esquerdo foi um equívoco que vamos reparar. O trajeto terá sinalização vertical e horizontal — diz Grael, anunciando a licitação para o fim do ano.


Fonte: O Globo Niterói

---------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

CONTAGEM DE USUÁRIO DAS CICLOVIAS DO RIO: Dez ciclistas por minuto em Copacabana

PROGRAMA NITERÓI DE BICICLETA

NITERÓI DE BICICLETA: Ciclovia da Roberto Silveira vai mudar de lado
NITERÓI DE BICICLETA: Alguns dos bicicletários instalados ao longo da semana
NITERÓI DE BICICLETA. Bicicletas são necessárias como uma opção limpa e eficaz de mobilidade
CICLOVIAS: OS AVANÇOS DO PROGRAMA NITERÓI DE BICICLETA
Ciclovia da Rua Timbiras será inaugurada em setembro
Prefeitura de Niterói contrata empresa paulista para elaborar plano cicloviário para a cidade
Ciclistas de Niterói reconhecem resultados do programa Niterói de Bicicleta e cobram mais avanços
NITERÓI DE BICICLETA: monitorando o crescimento do uso de bicicletas na cidade
Lançado em Niterói o programa "Motorista Amigo do Ciclista"
Semana da Mobilidade de Niterói e as Ciclovias Temporárias
Programa Niterói de Bicicleta: resultados do encontro de ciclistas
O desafio da bicicleta: editorial do jornal O Fluminense
Prefeitura promove 1º Workshop do Programa Niterói de Bicicleta
Prefeitura de Niterói promete quatro projetos novos de ciclovia

Acesse o programa NITERÓI DE BICICLETA no Facebook: www.facebook.com/NiteroideBicicleta
Acesse todas as mensagens sobre o NITERÓI DE BICICLETA no Blog do Axel Grael




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.