quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Começam as obras do Skate Park em São Francisco


O Skate Park foi desenhado pelos profissionais que realizaram o projeto de Madureira, que é referência nacional.Foto: André Redlich


Vanessa Lima

Com investimento de R$ 1,2 milhão, área contará com um skate plazza, vários obstáculos, rampas, arquibancada e banheiros. Local deve ser inaugurado em dezembro deste ano

O prefeito Rodrigo Neves assinou, na manhã de ontem, a ordem de início das obras do Skate Park, em São Francisco, na Zona Sul da cidade. Com um investimento de R$ 1,2 milhão, a construção da área foi projetada pela Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa) em parceria com a Associação Niteroiense dos Skateboarding (ANS). A revitalização visa promover a cultura e beneficiar a mobilidade urbana por meio da prática do esporte. A previsão é que o local seja inaugurado em dezembro deste ano.

As atividades efetivas na praça iniciaram após o decreto assinado pelo prefeito e a ideia é que o terreno seja utilizado para fins de entretenimento e competições. A negociação para a definição do trabalho durou cerca de um ano entre o órgão público e o coletivo de skatistas da cidade. O planejamento da área teve como fundamento estudar todo o território a fim de adaptar na superfície do local equipamentos próprios para a prática do esporte. O Skate Park vai ocupar um espaço de 2,5 mil metros quadrados e contará com um skate plazza, vários obstáculos, área de manobra, rampas, miniarquibancada, muro de contenção e banheiros.

“Após muitas reuniões e pesquisas finalizamos uma etapa do trabalho que tem como objetivo principal integrar os interesses da sociedade jovem com o governo. Durante os meses de negociação buscamos ao lado da Emusa evitar o desperdício de verba pública calculando a estrutura da praça com os equipamentos necessários para atender o esporte. Dessa forma posso assegurar que a obra irá favorecer plenamente a população”, certificou o presidente da ANS, Bruno Lobato.

De acordo com Rodrigo Neves, a iniciativa de revitalização promove uma mudança de hábitos culturais em Niterói e esse fato está diretamente relacionado à mobilidade urbana, já que o skate é utilizado por muitos jovens como meio de transporte. Segundo o prefeito, o esporte é representativo e tem muitos adeptos no município, por isso o incentivo é fundamental para ampliar ainda mais os benefícios a favor da sociedade.

“A elevação da qualidade de vida promovida pelas atividades esportivas são perceptíveis em qualquer ambiente, sobretudo em nossa cidade. Atualmente os cidadãos estão usufruindo com inteligência do espaço público através de passeios de patins, bicicleta e skate. Essas ações têm impacto positivo nas questões de flexibilidade social”, ressaltou.

O Skate Park foi desenhado pelos mesmos profissionais que realizaram o projeto do Skate Park de Madureira, que é referência nacional e deve ser uma das maiores pistas de skate da região Leste Fluminense. A associação de Skateboarding pretende realizar uma série de projetos voltados para o esporte e a expectativa é que Niterói possa sediar competições a nível estadual e nacional.

“Eu como amante da modalidade estou impressionado com a velocidade que conseguimos colocar todos os planos no papel e com o nível das pistas que foram projetadas. Não existe nessa área do Estado uma estrutura pública como essa que será erguida em São Francisco,” destacou o secretário de Esportes, Bruno Souza.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Axel Grael, do secretário de Obras e Infraestrutura Domicio Mascarenhas, da equipe técnica da Emusa, dos integrantes da ANS e outras autoridades.


Fonte: O Fluminense


--------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Assinada ordem de inicio para obras do Skate Park, em São Francisco
Prefeitura de Niterói dá primeiro passo para construção de skatepark
Skatistas se unem para que esporte tenha mais incentivo em Niterói
JOVEM DE LUTA - REUNIÃO DOS SKATISTAS COM A PREFEITURA
Prefeito de Niterói encontra skatistas da cidade e reafirma compromissos com o esporte
Prefeito Rodrigo Neves anuncia retomada das obras do morro da Cocada e início da construção da Praça dos Esportes e Cultura, em Jurujuba
Assinada ordem de início de obras de revitalização do Horto do Fonseca




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.