O acesso ao Complexo dos Fortes passará por obras de reestruturação, assim como todo o Caminho Niemeyer.Foto: Arquivo / Débora Nunes |
Neltur traça planos para atender turistas que virão para os Jogos Olímpicos. 40 delegações devem passar pela cidade. Município receberá um investimento de R$ 11 milhões
Para reforçar o atendimento à demanda turística e dar continuidade ao serviço prestado no setor durante a Copa do Mundo em junho deste ano, a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) já está planejando uma série de projetos em infraestrutura para atrair ainda mais visitantes nas Olimpíadas do Rio em 2016. O município deverá receber pelo menos 40 delegações no período do evento e com o objetivo de garantir o conforto e a estabilidade dos estrangeiros a expectativa é que a cidade receba um investimento na ordem inicial de aproximadamente R$ 11 milhões.
Os planos preveem a instalação do Atracadouro Público no Caminho Niemeyer e a implantação definitiva de três Centros de Atendimento aos Turistas (CATs) na Região Oceânica, no Museu de Arte Contemporânea e na Praça XV.
Embora a cidade tenha obtido um balanço positivo nas questões ligadas ao setor de turismo, segundo o resultado de uma pesquisa realizada recentemente pelo Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), a Neltur avalia como imprescindível a reforma de alguns pontos específicos do município. O acesso ao Complexo dos Fortes que compreende a entrada do Forte Barão do Rio Branco até a Fortaleza de Santa Cruz passará por obras de reestruturação, assim como toda a extensão do Caminho Niemeyer, no Centro. Para a efetivação de todo o planejamento, a Neltur deve firmar parcerias com empresas privadas.
“Há um cronograma a ser seguido para o início e conclusão desses processos. Entre as fases de execução e entrega, existem muitos detalhes a serem avaliados, mas estamos fazendo o possível para cumprir todos os prazos estabelecidos, como está sendo feito na construção dos CATs e da Marina Pública. Até 2016 os niteroienses podem ter a certeza que a cidade estará pronta para ser o destino preferido dos turistas nacionais e internacionais”, certificou o presidente da Neltur, Paulo Freitas.
Nos quesitos referentes à sinalização, o plano é demarcar toda a cidade com placas bilíngues a fim de facilitar a circulação de visitantes estrangeiros.
Já na distribuição de informativos, o município conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da RioTur, que divulga nos atrativos turísticos de Niterói em seus centros de atendimentos. O trabalho por meio de mídias digitais interativas e marketing digital é a grande aposta do município que tem o objetivo de despertar o interesse dos viajantes que desembarcam nos aeroportos em atravessarem a ponte ou a Baía de Guanabara. O órgão municipal tem a estratégia de promover ações promocionais em diversos meios de comunicação, como o mobiliário urbano, outdoors, taxidoors, propaganda virtual, divulgação em veículos de massa tradicionais, confecção de material gráfico (folders, blocos, pastas e brindes) e etc.
Segundo o gestor da Neltur, as ações publicitárias serão realizadas intensamente para tornar de conhecimento público as belezas e riquezas naturais que o município possui.
“Vamos repetir o trabalho feito no período pré-Copa e Copa, que foi de grande prospecção e divulgação com material contendo os pontos turísticos e as paisagens da cidade, em eventos de turismo que participaremos em outros Estados e até mesmo em outros países”, ressaltou.
Fonte: O Fluminense
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