quarta-feira, 13 de agosto de 2014
Alunos participam do ‘Maricá + Verde’
Programa percorre escolas municipais para impulsionar a recuperação das Áreas de Preservação Permanente na cidade
Após o período de férias escolares, a Secretaria de Ambiente de Maricá retomou, ontem, mais uma ação do programa Maricá + Verde. A ação foi realizada na Escola Municipal Amanda Peña Soares, no Bananal, em Ponta Negra. Lançado em março deste ano pelo prefeito Washington Quaquá e pelo vice-prefeito Marcos Ribeiro, o programa é uma estratégia da Prefeitura para impulsionar a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP), situadas às margens de córregos e rios. Desde o início, 3 mil mudas já foram plantadas na cidade.
Os alunos participaram da oficina de mudas e do plantio de 30 espécies nativas da Mata Atlântica, como ipê amarelo e castanheira. As árvores foram plantadas no pátio da escola e também no entorno da unidade. Também assistiram ao vídeo “Papo Verde”, que mostra equipes da Prefeitura realizando a limpeza na região do Espraiado e orientando os moradores e turistas para a preservação do local.
A diretora da unidade, Claudia da Silva Peres, destacou a importância de atividades ambientais como forma de enriquecer o trabalho desenvolvido nas salas de aula.
“Ações similares a essa já fazem parte do projeto pedagógico da escola porque estamos localizados muito perto de áreas ambientais, como o Espraiado e a Serra do Mato Grosso. É de extrema relevância conscientizá-los da necessidade de preservação ambiental”, declarou a diretora.
O subsecretário municipal de Biodiversidade, Evandro Sathler, ensinou aos alunos as etapas de plantio correto de mudas.
“Queremos reforçar, junto a esse público mais jovem, a importância do plantio de árvores. Apesar de pequena, essa iniciativa tem uma relevância enorme por estimular nos alunos a consciência sobre preservação”, declarou Evandro, que estava acompanhado da superintendente de Biodiversidade da secretaria, Paôla Garcia.
Próximas unidades – O Programa “Maricá + Verde” irá visitar amanhã a Escola Municipal Alfredo Nicolau da S. Junior (bairro Marques); no dia 19, será a Escola Municipal Espraiado (bairro Espraiado); no dia 21, será a vez da Escola Municipal Reginaldo dos Santos (bairro Ponta Negra); no dia 26, a Escola Municipal João Pedro Machado (bairro Manoel Ribeiro); e, no dia 28, o CEIM Professora Ondina Coelho (Centro). Em breve, a Secretaria de Ambiente vai informar o calendário de visitação do mês de setembro.
Fonte: O Fluminense
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.