terça-feira, 12 de agosto de 2014

Projeto de Requalificação do Centro de Niterói apresentado no TEDxRio Metrópole nessa terça-feira




11/08/2014- O Theatro Municipal do Rio sediará nesta terça-feira (12.8), a terceira edição do TEDxRio, que reunirá cerca de 20 palestrantes para discutir o tema “Metrópole”.

A Secretária de Urbanismo e Mobilidade de Niterói, Verena Andreatta, falará sobre o crescimento urbano desordenado, as possíveis atitudes para diminuir esses impactos e a necessidade de pensar mobilidade urbana. A arquiteta e urbanista vai contar um pouco de sua experiência internacional e apresentar a solução encontrada para preparar Niterói para o futuro: a requalificação da área central.

Buscando preparar Niterói para o futuro, a arquiteta capitaneia o projeto que irá modernizar e requalificar toda a área central da cidade sem onerar os cofres municipais. O perímetro contempla cinco bairros totalizando 3,2 milhões de metros quadrados. O novo Centro terá infraestrutura refeita, ganhará novas áreas de lazer e irá atrair novos moradores, turistas e empresários para a região.


O projeto prevê a reforma de mais de 230 mil metros quadrados de calçadas e mais de 365 mil metros quadrados de ruas, além da renovação de 16 praças e a criação de outras seis. As obras irão renovar as redes de esgotamento sanitário, iluminação pública, água e gás, entre outros. E para conferir mais segurança ao fornecimento dos serviços públicos, toda a infraestrutura, inclusive a fiação será subterrânea na região.

Biografia

Doutora em Urbanismo e Território pela Universidade Politécnica da Catalunha, Barcelona, e especialista em “Housing, Planning and Building” pelo Institute for Housing Studies, da Holanda, Verena Andreatta foi diretora e presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), além de participar de vários projetos da Prefeitura do Rio, como “Corredor Cultural”, “Rio Orla” e dos programas “Favela-Bairro” e “Rio-Cidade”.

Evento

O TED é uma conferência anual, que reúne nomes considerados ícones em suas áreas que se dispõem a compartilhar suas ideias para impulsionar o desenvolvimento da sociedade. Já o programa TEDx promove eventos locais que reúnem pessoas para compartilhar uma experiência TED (Tecnologia, Entretenimento e Design). Os eventos TEDx costumam ter vídeos de palestras do TED, os TEDTalks, e palestras ao vivo, com o objetivo de despertar a conexão, a discussão e a ação.

A proposta do TEDxRio Metrópole é ser uma plataforma de transformação não só do estado do Rio de Janeiro, mas também da sociedade, por meio da troca de ideias de representantes de diferentes setores.

Tradicionalmente, as palestras do TED duram 18 minutos. O TEDxRio Metrópole terá transmissão ao vivo pela internet. As conversas serão divididas em quatro blocos: “Inspirações do amanhã”; “Metro ID”; “Estação desafio” e “Próxima parada: O futuro”.


Fonte: Prefeitura de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.