Tive a satisfação de receber alunos e medalhistas do Parque Esportivo e Social do Caramujo - PESC no meu gabinete na última quinta-feira (28). O PESC é um motivo de muito orgulho para mim, pois foi construído como parte do Projeto de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social - PRODUIS, financiado pelo BID e coordenado por mim, quando eu ainda era vice-prefeito de Niterói.
Lembro-me quando fui acompanhado pela Sheila Baía escolher o local para fazer o investimento e fiquei encantado com aquele lugar, um belo vale, com vistas para a Baía de Guanabara e para a Ponte Rio-Niterói. Me chamou a atenção também a precariedade da infraestrutura e das residências e vi o quanto o projeto poderia ajudar. Decidi que ali faríamos um parque esportivo para dar oportunidade para crianças, jovens e adultos da região para que pudessem se desenvolver em atividades esportivas, culturais e sociais. Também fizemos toda a urbanização daquela comunidade conhecida como Igrejinha do Caramujo, e outras no entorno. Após a chegada do PESC, a comunidade passou a viver outra realidade afastando-se de tempos em que a violência e a criminalidade assustava os seus moradores. Uma das regiões de mais baixo IDH da cidade passou por um grande ciclo de investimentos e vive hoje uma nova realidade.
PESC
No PESC são oferecidas aulas de iniciação em várias modalidades esportivas, dentre elas futebol, hóquei sobre grama, tiro com arco, skate, artes marciais, vôlei, badminton, Levantamento de Peso Olímpico - LPO, atletismo, tênis de mesa e outras.
Sempre acreditamos na força do esporte para a motivação e socialização das crianças e jovens, como perspectiva de futuro e como forma de inclusão social. Foi nessa convicção que fundei com meus irmãos, Torben e Lars, o bem sucedido Projeto Grael.
A visita dos alunos e vê-los mostrando com orgulho as suas medalhas dá uma grande sensação de satisfação. Era isso que sonhávamos quando idealizamos o PESC: ver crianças e jovens avançando a caminho da vitória pessoal e coletiva.
Com Rafaelle Weitzel Deodato, 16 anos, campeã do Revezamento 4x100 com Barreiras nos Jogos da Juventude, em João Pessoa, Paraíba. |
O caso de Rafaelle Weitzel Deodato, de apenas 16 anos, personaliza o nosso sentimento de que estamos no caminho certo. A atleta brilhou nos Jogos da Juventude, promovido pelo COB e realizados na cidade de João Pessoa, na Paraíba, e conquistou o primeiro lugar no atletismo na modalidade revezamento 4x100m com barreiras. A jovem faz parte da equipe da seleção do Rio de Janeiro e foi a única representante do atletismo de Niterói na competição.
Equipe de Hóquei na Grama do PESC a caminho da disputa de campeonato no Rio. |
O PESC foi o primeiro grande investimento em esporte no atual ciclo de gestão iniciado em 2013. Depois, vieram:
- Parque Esportivo do Viradouro - inaugurado na atual gestão e que já atende a população;
- Complexo Esportivo de Niterói, na Concha Acústica, Centro da cidade, onde estamos fazendo grandes investimentos de infraestrutura, incluindo a construção da Arena Poliesportiva de Niterói, com lugar para 2.600 pessoas. O Complexo Esportivo de Niterói já atende cerca de 2.000 participantes nas atividades;
- Complexo de Atletismo Aída dos Santos, no campus Gragoatá da UFF, cuja obra de reforma foi feito pela Prefeitura;
- NASCE, na Ilha do Tibau, parte do Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis e
- Niterói Esporte na Comunidade - NEC, um amplo programa de esporte nas comunidades, aproveitando as quadras esportivas comunitárias que a Prefeitura vem implantando.
- Centro de Treinamento "Niterói Joga em Rede", implantado pela Secretaria Municipal de Educação onde era antes o clube Tio Sam, para atender o programa de iniciação esportiva nas escolas.
- Na atual gestão, foram entregues mais de 40 quadras esportivas nas comunidades.
- Além destas estruturas, temos outras como os Espaços Nova Geração, Parque Rural, Complexo Esportivo do Barreto, Skate Park de São Francisco e do Horto do Fonseca etc.
Todas estas atividades já oferecem mais de 10.000 vagas para a participação em atividades esportivas gratuitas na cidade de Niterói.
Viva o PESC! Viva o esporte! Viva o Caramujo! Viva Niterói!
Axel Grael
Prefeito de Niterói
--------------------------------------------------------------
O projeto faz hoje cerca de 1.200 atendimentos mensais. O grupo de professores também comunicou ao prefeito que uma equipe de 14 alunos participara neste final de semana de um torneio de Hóquei sobre Grama que acontecerá na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É a única equipe de Niterói a ter essa modalidade esportiva.
O prefeito Axel Grael, que vem de uma família de esportistas e medalhistas olímpicos, destacou a importância do esporte e o orgulho pelo desempenho dos alunos.
“Sempre me lembro de quando estive no Caramujo para escolher o lugar que seria o parque. Olhamos para o vale e já imaginamos um campo de futebol na parte debaixo, um ginásio ali em cima e pessoas como vocês, curtindo aquele local e aproveitando cada uma das atividades que são oferecidas. E agora, vendo vocês chegando cheios de medalhas, dá mais orgulho ainda porque é para isso que a gente trabalha muito e corre atrás de botar para funcionar”, frisou Axel.
O Pesc tem dado a oportunidade para jovens se destacarem em diversas atividades e poderem competir em disputas fora do território e até do Estado. Recentemente, Rafaelle Deodato, esteve em João Pessoa, na Paraíba, e voltou com a medalha de ouro na modalidade de corrida com revezamento, do Atletismo.
“Comecei no Pesc con 12 anos e estou com 16 agora. Nesse tempo, já conquistei 18 medalhas. Fui campeã nos Jogos da Juventude e agora vou ganhar uma bolsa atleta que vai melhorar minha vida e vai me ajudar a comprar algumas coisas que eu preciso, tipo tênis e roupa pra treinar. Vou continuar treinando porque ainda quero participar de uma Olimpíada”, contou Rafaelle.
A professora Rafaela Braga Ferreira, é a primeira mulher instrutora de Hóquei sobre a Grama. Ela está nos preparativos para levar uma galerinha para disputar um campeonato no Rio.
“Trabalhar com essa garotada é incrível. Vamos disputar o Primeiro Campeonato Estadual de Hóquei sobre a Grama que vai acontecer na UERJ. É a primeira vez que vamos participar. Vou levar os jovens de 12 a 15 anos e vamos representar a cidade de Niterói. É uma honra participar disso tudo com eles”, disse a professora.
Fonte: Prefeitura de Niterói
------------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
Parque Esportivo e Social do Caramujo atende mais de mil pessoas
Campo de Futebol do Parque Esportivo do Caramujo é inaugurado com partida entre ex-jogadores do Flamengo e Botafogo
Prefeitura de Niterói leva alunos do Pesc para campeonato de badminton
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.