quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Prefeitura de Niterói lidera transição para mobilidade sustentável com aquisição de ônibus elétricos

Niterói dá um novo salto no caminho da sustentabilidade e da responsabilidade climática com a aquisição dos primeiros ônibus elétricos para a sua frota. Os novos veículos entrarão em uso gradualmente e complementarão as principais linhas da cidade. Inicialmente serão 30 ônibus, podendo chegar a 50 unidades.

A compra foi possível com recursos do Novo PAC, iniciativa do governo federal que foi apresentada ao país através de edital. A Prefeitura inscreveu a solicitação de apoio para os ônibus elétricos, para o VLT de Niterói, para projetos urbanísticos, para a complementação das ações de regularização fundiária e para a saúde. O resultado foi anunciado em Brasília em evento com a presença do presidente Lula. Na ocasião, tivemos destaque sendo convidados para falar representando os prefeitos do país e a FNP

Antes da compra dos novos ônibus, Niterói testou os equipamentos de vários fabricantes nas ruas da cidade e os passageiros puderam experimentá-los. São confortáveis, silenciosos e oferecem tecnologias de conectividade e outras vantagens. Além disso, a opção por ônibus elétricos é um grande avanço na transição energética do transporte na cidade, lembrando que segundo o inventário de emissões de gases de efeito estufa de Niterói, o transporte é o principal responsável pelas emissões de Niterói. Cada ônibus elétrico evitará a emissão de, em média, 115 toneladas de gases de efeito estufa por ano, o equivalente ao plantio de 800 árvores.

O primeiro passo para a descarbonização do transporte em Niterói se deu pela iniciativa de aquisição de automóveis elétricos para substituir parte da frota de serviços da Prefeitura e a mudança mais expressiva virá com a implantação do VLT de Niterói, que já teve parte importante dos seus recursos aprovados também no novo PAC.

Seguimos avançando para uma Niterói cada vez mais sustentável, justa e inclusiva.

Axel Grael
Prefeito de Niterói


----------------------------------------------------------


Prefeitura de Niterói lidera transição para mobilidade sustentável com aquisição de ônibus elétricos


Veículos zero emissão, adquiridos por meio do PAC, marcam compromisso da cidade com a sustentabilidade

A Prefeitura de Niterói avança na transformação do transporte público ao homologar a aquisição de até 50 ônibus elétricos, com uma compra inicial de 30 veículos, financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade por meio da Caixa Econômica Federal. O processo licitatório, conduzido pelo sistema de pregão eletrônico, foi vencido pela empresa TEVX Motors Group, representante da marca chinesa Higher.

O prefeito Axel Grael destacou a liderança de Niterói na implementação de soluções sustentáveis no transporte público, reafirmando o compromisso da cidade com a agenda climática.

“Esta é mais uma iniciativa pioneira de Niterói em direção a um futuro mais sustentável. Os ônibus elétricos representam uma mudança concreta no combate às mudanças climáticas, com impacto direto na redução de emissões e na qualidade de vida da nossa população. A escolha do modelo foi feita com base em testes rigorosos para garantir eficiência e desempenho adequados às nossas necessidades”, declarou o prefeito.

A Prefeitura conduziu uma série de testes operacionais com diferentes modelos de ônibus elétricos, avaliando autonomia e parâmetros técnicos, em parceria com os consórcios rodoviários da cidade. O modelo da TEVX Motors Group, testado em Niterói em novembro passado, foi amplamente elogiado pela população e aprovado pelas equipes técnicas.

Segundo o secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, os novos ônibus elétricos não apenas reforçarão a frota existente, como também atenderão a um desejo antigo dos moradores por um transporte mais sustentável e acessível.

“Os novos coletivos, que têm piso baixo e acessibilidade completa, vão operar com a mesma tarifa dos veículos convencionais. Além de zero emissão de gases de efeito estufa, os ônibus oferecem baixo ruído e mais conforto para os passageiros. É uma vitória para a cidade e para o meio ambiente”, afirmou Barandier, informando que os veículos serão entregues em até 180 dias.

Impacto ambiental positivo

A Prefeitura de Niterói estima que cada ônibus elétrico evitará a emissão de, em média, 115 toneladas de gases de efeito estufa por ano, o equivalente ao plantio de 800 árvores. Essa medida reflete o papel de Niterói como referência em políticas urbanas sustentáveis, alinhada a metas globais de redução de emissões.

Com a iniciativa, Niterói reforça sua posição como uma das cidades mais comprometidas do Brasil com o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que promove uma mobilidade urbana mais eficiente e acessível para todos.

Fonte: Prefeitura de Niterói


------------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

VLT DE NITERÓI: CÂMARA MUNICIPAL APROVOU MENSAGEM EXECUTIVA PARA ACESSAR RECURSOS NO PAC PARA AS OBRAS
VLT DE NITERÓI MAIS PERTO COM RECURSOS ANUNCIADOS PELO GOVERNO FEDERAL
NOVO PAC: NITERÓI SE DESTACA EM EVENTO DE ANÚNCIO DE INVESTIMENTOS DO GOVERNO FEDERALDESCARBONIZAÇÃO DA FROTA DE VEÍCULOS: carros elétricos da Prefeitura de Niterói começam a rodar na cidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.