terça-feira, 13 de agosto de 2024

LICITAÇÃO DA CANTAREIRA FOI CONCLUÍDA E OBRA COMEÇARÁ NOS PRÓXIMOS DIAS



Fotos Leonardo Simplício, Prefeitura de Niterói.




A Prefeitura de Niterói publicou no Diário Oficial desta segunda-feira a homologação do resultado do processo licitatório para a reforma do prédio da Estação Cantareira, localizado em São Domingos, Centro de Niterói. A homologação é o ato administrativo que marca a conclusão do processo licitatório e o próximo passo será a Ordem de Início das obras, o que acontecerá nos próximos dias. 

A obra está orçada em cerca de R$ 40 milhões e sediará o Distrito de Economia Criativa, que incluirá instalações para a formação de profissionais em audiovisual, gastronomia etc. Também sediará o Centro de Inovação, que abrigará empreendimentos inovadores de diversos segmentos, mentorias, palestras, dentre outras atividades. O projeto foi planejado para ter flexibilidade para que o novo espaço possa também receber eventos, shows, feiras etc. No entorno da Cantareira, estará o Museu do Cinema, onde hoje está o Reserva Cultural, completando a grande vocação do local para atividades criativas.

Tombada por meio da Lei nº 1.063/92, a Estação faz parte do conjunto arquitetônico e histórico do Bairro de São Domingos. O prédio foi desapropriado pela atual gestão, em dezembro de 2022, pelo valor de R$ 21 milhões, após aprovação da Câmara Municipal de Niterói. A destinação pública do prédio sempre foi uma grande reivindicação dos setores culturais da cidade e a sua restauração e disponibilidade para o uso público faz parte do nosso esforço de proteção ao patrimônio histórico e artístico de Niterói, que inclui ainda as obras de restauração da Ilha da Boa Viagem, da Casa Norival de Freitas, do Cine Icaraí, do Castelinho do Gragoatá e do Casarão da Alameda São Boaventura. Trata-se, certamente, do maior investimento em patrimônio histórico e cultural já realizado em Niterói.

Estação da Cantareira quando ainda era utilizada para o transporte aquaviário. 

A obra da Cantareira é mais uma iniciativa de requalificação do Centro da cidade, previsto no Plano Niterói 450 Anos, que inclui também as intervenções de implantação do Parque Esportivo de Niterói, na Concha Acústica; a reforma do Complexo de Atletismo Aída dos Santos, da UFF; as obras de requalificação da Avenida Visconde do Rio Branco, que inclui a reforma da Praça Arariboia e tantas outras intervenções.

Seguimos em frente trabalhando pela infraestrutura e para o desenvolvimento de Niterói.

Axel Grael
Prefeito de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.