sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

ESPAÇO CANTAREIRA É DESAPROPRIADO PELA PREFEITURA E SERÁ TRANSFORMADO EM DISTRITO CRIATIVO



A recuperação e ocupação de espaços históricos é uma grande vitória para qualquer cidade. Aqui em Niterói não é diferente e o uso de locais como a Ilha da Boa Viagem para utilidade pública é uma grande prioridade! Recentemente assinei a desapropriação da Estação Cantareira, imóvel tombado no bairro de São Domingos que passará a sediar um Distrito Criativo da Prefeitura de Niterói para promoção do desenvolvimento de atividades de Economia Criativa. O local terá também uma Escola para formação e capacitação com destaque para audiovisual e gastronomia.

O Decreto Nº 14.645/2022 de desapropriação já foi publicado no Diário Oficial do Município, declarando o imóvel como de utilidade pública e a Câmara Municipal aprovou ontem a lei que permite a desapropriação do imóvel. No novo local, a Prefeitura vai promover o desenvolvimento de atividades de Economia Criativa, além de sediar uma Escola para formação e capacitação com destaque para o audiovisual e a gastronomia. Esse é um movimento de retomar a Cantareira para a população de Niterói, explorando justamente as vocações do bairro de São Domingos. Vamos transformar a Estação, que tem um imenso valor histórico, em um Distrito Criativo, um local de formação e capacitação, entretenimento e lazer, com organização.

A Estação Cantareira, que no século XX chegou a ser uma estação das barcas e um estaleiro, recentemente funcionou como espaço cultural, com restaurantes e shows. Por isso, o local já conta com cozinha industrial propícia para cursos de cozinha, culinária, sommelier e afins. A opção por usar o novo equipamento para fomento ao audiovisual, por sua vez, dialoga diretamente com o bairro, onde estão localizadas a Faculdade de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF) e o futuro Museu do Cinema Brasileiro.

Com esta iniciativa, nosso objetivo é potencializar o acesso da população às novas tecnologias, fomentar o turismo na região, formar e capacitar mão de obra qualificada e propiciar o surgimento de novos negócios ligados à Economia Criativa. É importante lembrar, também, que ao longo dos próximos dois anos a Região Central da cidade vai receber investimentos e melhorias através do Centro 450. A recuperação dessa edificação histórica vai gerar um efeito positivo em todo o entorno que, junto com as obras de urbanização, será responsável pela transformação do bairro.

Estou muito animado para os próximos dois anos. Toda a equipe da Prefeitura de Niterói está cheia de fôlego para as dezenas de projetos planejados para o segundo biênio desta gestão municipal, a grande maioria inserida no Plano Niterói 450. Seguiremos trabalhando em iniciativas que aliam a geração de oportunidades para quem mais precisa, cuidado com a cidade e desenvolvimento com justiça social.

SOBRE A ESTAÇÃO CANTAREIRA - Tombada por meio da Lei nº 1.063/92, a Estação faz parte do conjunto arquitetônico e histórico do Bairro de São Domingos. A desapropriação também impulsiona a revitalização e valorização do patrimônio material de São Domingos. O desenvolvimento desse projeto vem sendo realizado em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Também estão sendo realizadas as desapropriações do Castelinho do Gragoatá e a do imóvel localizado na Av. Visconde do Rio Branco, 897.

Axel Grael
Prefeito de Niterói



‐-------------------------------------

LEIA TAMBÉM 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.