domingo, 16 de abril de 2017

ABERTURA DO TÚNEL CHARITAS-CAFUBA: ciclovia ligará a Estrada Fróes ao túnel, passando pela orla de São Francisco e Charitas





Orla de Charitas e São Francisco perderá vagas e ganhará ciclovia segregada

Renan Almeida

Objetivo das mudanças é suportar a demanda maior de tráfego após abertura do túnel, prevista para o dia 6 de maio

NITERÓI - A dinâmica do trânsito de Charitas e São Francisco, a partir do mês que vem, passará por transformações importantes. As vagas de estacionamento serão suprimidas, em diferentes períodos do dia, ao longo de toda a orla. A ciclofaixa junto ao canteiro central, hoje em funcionamento das 6h ao meio-dia, será extinta. Para o ciclistas, será criada uma faixa segregada bidirecional, que se conectará com ciclovia do túnel Charitas-Cafubá. As mudanças buscam aumentar a capacidade da via para suportar o aumento do volume de automóveis com a abertura das galerias, anunciada pela prefeitura para o dia 6 de maio.

Charitas

A partir desta data, será proibido parar nas vagas de estacionamento das avenidas Sílvio Picanço e Quintino Bocaiúva da meia-noite às 11h, no sentido Icaraí. Na direção contrária, a proibição será das 17h às 21h. Com isso, o trajeto ganhará mais uma faixa e rolamento a partir do restaurante À Mineira. O município entende que a restrição não prejudicará o comércio. Já a ciclovia da orla passará para o lado direito. A rota exclusiva será segregada e vai permitir que os ciclistas andem em segurança de Icaraí — via Avenida Roberto Silveira ou via Praia de Icaraí e Estrada Fróes — ao Cafubá. O ciclistas de alta performance terão um traçado exclusivo, de três quilômetros, do lado do Cafubá.

Corrigindo a informação: A pista para os ciclistas de competição (APCC) está sendo implantada na Praia de Piratininga. Axel Grael

— O cidadão vai poder sair da praia ou da Roberto Silveira e ir numa ciclovia até Piratininga. Isso é mais uma mudança impactante, positiva na vida das pessoas — avalia o secretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier. — Em menos de três minutos, você atravessará de Charitas até o Cafubá. É uma transformação que só quem já passou pelo túnel entende.

CATAMARÃ: TARIFA CONTINUA ALTA

Após uma série de adiamentos, a prefeitura garante que as duas galerias começam a funcionar plenamente para veículos particulares, bicicletas e com três linhas de ônibus num primeiro momento — 38B (Itaipu-Charitas), 39B (Piratininga-Charitas) e 1001 (Itaipu-Charitas, integração). O órgão calcula que o tempo de deslocamento entre esses dois bairros cairá pela metade, dos atuais 50 minutos para 25 minutos.

O itinerário das linhas mudam para atravessar o túnel: a 38B segue com trajeto normal até o DPO do Cafubá. A partir dali, a linha acessa a pista de concreto do BRT e segue por ela até Charitas, com apenas uma parada na rótula do Cafubá. A linha de integração da 1001 faz o mesmo trajeto que o 38B, mas não está certo se os coletivos vão trafegar pelas pistas laterais ou pelo corredor do BRT, uma vez que eles têm padrão de turismo, com dimensões maiores. Já a linha 39B mantém o percurso atual pela Avenida Sete e acessa o corredor do BRT na Avenida Paulo de Mello Kale, na altura da Costelaria Fogo de Chão.

O prefeito Rodrigo Neves aposta que a abertura do túnel vai impactar o desenvolvimento de toda a cidade:

— A Região Oceânica é nosso vetor de crescimento. Nos últimos 30 anos, houve um adensamento desmedido em Icaraí, que ficou com muita gente e problemas de mobilidade pela falta de investimento em infraestrutura.

As três linhas de ônibus com percurso pelo túnel terão um ponto de embarque e desembarque em frente à estação hidroviária de Charitas. De lá, os usuários poderão pegar o catamarã para a Praça Quinze ou fazer baldeação para o Rio e o Centro de Niterói. Até agora, não há perspectiva de redução no valor da tarifa dos catamarãs de Charitas (R$ 16,50).

Para esta semana está prevista uma reunião da Subsecretaria de Transportes com empresários de ônibus. O órgão estuda a possibilidade de as linhas intermunicipais das viações Pendotiba, Braso Lisboa, Ingá e Garcia que fazem ponto final na orla de Charitas sigam direto para o Cafubá. Na orla, só será permitida a parada rápida, para embarque e desembarque de passageiros. Já o ponto de táxi que hoje fica logo após a estação de catamarã passará a funcionar antes dela, com 12 vagas.

OS DOIS LADOS DO TÚNEL

A garagem subterrânea de Charitas tem inauguração prevista para o dia 5, um dia antes do túnel, e poderá absorver os veículos de quem utiliza o catamarã e o de clientes de restaurantes do entorno. Serão 220 vagas para automóveis, 20 para motos e 40 para bicicletas. O prefeito Rodrigo Neves adiantou que clientes do Bar Italia e do restaurante Siri terão gratuidade nas primeiras duas horas de estacionamento na garagem subterrânea. Ele adisse que é para compensar as perdas que os estabelecimentos tiveram ao ficarem isolados pelos tapumes durante as obras. O preço da garagem ainda não foi definido. A hora no estacionamento subterrâneo do Centro custa R$ 6.

Para o bem ou para o mal, os bairros nas duas extremidades do túnel são os que mais sentirão os impactos. No lado de São Francisco, moradores temem que a grande movimentação crie problemas nas ruas internas.

— A gente calcula que o que vá acontecer é um grande congestionamento na praia. O fluxo que vem da Região Oceânica vai ocupar toda a pista, e quando encontrar o trânsito que vem da Avenida Rui Barbosa, vai ser muito negativo. Quem mora em São Francisco será muito prejudicado. Estamos muito apreensivos — diz Marinice Machado, vice-presidente do Conselho Comunitário de São Francsico (CCSF)

No outro eixo, Gonzalo Perez, presidente do Conselho Comunitário da Região Oceânica (Ccron) avalia que o morador da região será beneficiado pela diminuição do tempo no trânsito. Ele, contudo, avalia que o impacto na mobilidade da cidade será pontual:

— O grande gargalo do trânsito hoje é a Avenida Roberto Silveira, e isso não mudará. Então vai melhorar no sentido de que vamos chegar mais rápido ao engarrafamento. O túnel é bom, vai encurtar essa distância, só não vai resolver o problema de trânsito da cidade — avalia Perez.

O túnel Charitas-Cafubá tem 1.350 metros de extensão, com duas galerias compostas por duas pistas para carros, um corredor exclusivo os ônibus e a ciclovia. Toda a extensão é monitorada por câmeras e administrada por um centro de controle construído na saída do túnel, no lado do Cafubá. A conclusão de todo o corredor viário da Transoceânica está prevista para o primeiro trimestre de 2018.


Fonte: O Globo Niterói



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