sexta-feira, 8 de abril de 2016

NITERÓI BIKE TOUR - Passeio de bicicleta por pontos históricos de Niterói



Ciclistas terão a oportunidade de conhecer pontos históricos de Niterói
Douglas Macedo

Projeto Niterói Bike Tour terá início no dia 17 e busca o desenvolvimento do cicloturismo na cidade

A partir do próximo dia 17 de abril (domingo), niteroienses e turistas poderão participar do projeto Niterói Bike Tur, que em sua primeira edição irá levar 30 usuários de bicicletas para conhecer o Centro Histórico da cidade.
 
O projeto, que visa desenvolver o cicloturismo no município, é uma parceria do programa Niterói de Bicicleta, da Neltur e da Universidade Federal Fluminense (UFF). O bike tur será realizado no terceiro domingo de cada mês, com duração aproximada de 2h30. Além do Centro Histórico, também serão realizados passeios em outros três circuitos: Orla, Museus e Caminho Niemeyer.  Os roteiros serão intercalados a cada domingo em que o projeto for realizado.
 
Isabela Ledo, coordenadora do Programa Niterói de Bicicleta, destaca que o Niteroi Bike Tur faz parte de um projeto maior de desenvolvimento do cicloturismo urbano na cidade.
 
“Queremos chamar a atenção dos moradores e visitantes para as belezas naturais e construídas de Niterói, fortalecendo o vínculo dessas pessoas com o espaço urbano ao seu redor. O uso da bicicleta facilita bastante essa conexão”, afirma a coordenadora.

Em cada edição haverá visitação a um edifício emblemático na cidade. Neste primeiro passeio, a parada será no Teatro Municipal. Guias da Neltur e da Câmara Municipal acompanharão o grupo.

Alunos da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF participarão do passeio. Os estudantes farão entrevistas com os cicloturistas. A pesquisa servirá para o aperfeiçoamento do projeto. Uma loja especializada na venda de bicicletas, a Amazonas Bike, que apoia a iniciativa, participará fazendo pequenos reparos nas bicicletas caso seja necessário.

Para o presidente da Neltur, José Haddad, o Niterói Bike Tur é mais uma iniciativa que se alinha com o desenvolvimento da política de turismo da cidade.

“Esta iniciativa também é uma maneira de incentivar e popularizar os atrativos de Niterói. É importante frisar que é uma atividade totalmente sustentável e intimamente ligada à qualidade de vida e bem-estar", disse Haddad.

O passeio começa às 9h, no Centro de Apoio ao Turista (CAT), localizado na entrada do Caminho Niemeyer. Depois segue para a Praça Arariboia, Palácio dos Correios, Praças JK, Praça da Cantareira, Teatro Municipal, Praça do Rink, Palácio Arariboia, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Praça da República, Câmara Municipal, entre outros pontos históricos. O circuito  termina no Mercado de Peixe São Pedro, na Ponta D’Areia.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Neltur (www.niteroiturismo.com.br). As vagas são limitadas para até 30 pessoas. Os ciclistas devem usar roupas leves e levar água e protetor solar.


Mapa do percurso do Niterói Bike Tour.
 
Fonte: O Fluminense



------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

TURISMO A PÉ REVELA HISTÓRIAS DE NITERÓI
CICLOTURISMO - Turismo sobre bikes em Niterói
CICLOTURISMO EM NITERÓI: Projeto da UFF estuda o potencial cicloturístico de Niterói
CICLOTURISMO EM NITERÓI: Agência com sede na cidade traz turistas noruegueses para pedalar e conhecer parques de Niterói
CICLOTURISMO EM NITERÓI - Noruegueses descobrem Niterói em duas rodas
CICLOTURISTAS NORUEGUESES PEDALAM POR NITERÓI E VISITAM O PROJETO GRAEL
NITERÓI DE BICICLETA - Com a melhoria da infraestrutura e logística, cresce o interesse em Niterói como um destino cicloturístico
CICLOTURISMO: grupo de 24 noruegueses pedalam por pontos turísticos de Niterói

NITERÓI DE BICICLETA - Prefeitura de Niterói implantará bicicletário na Praça Arariboia
Artigo de Axel Grael: "A convicção de que mudar é preciso".
NITERÓI DE BICICLETA - SEMANA DA MOBILIDADE - Pedalando por qualidade de vida
NITERÓI DE BICICLETA - Ação ‘Vaga Viva’ transforma o visual de várias ruas de Niterói
"Não há mais espaço para carros na cidade".
NITERÓI DE BICICLETA - Câmara: expansão de ciclovias em debate
Programa Niterói da Bicicleta realiza ação educativa na Avenida Amaral Peixoto
NITERÓI DE BICICLETA lança campanha educativa "O TRÂNSITO É FEITO DE PESSOAS COMO VOCÊ".
Programa Niterói de Bicicleta lança campanha de Educação no Trânsito
Niterói de Bicicleta: educação no trânsito em foco
NITERÓI DE BICICLETA PROMOVEU O I PASSEIO CICLÍSTICO E ECOLÓGICO
Programa Niterói de Bicicleta promoveu palestra de Ronaldo Tonobohn, superintendente da CET-SP e responsável pela implantação das ciclovias em São Paulo
Programa "Niterói de Bicicleta" implantará ligação cicloviária entre a Av. Amaral Peixoto, Roberto Silveira e Rua São Lourenço
BICICLETAS: MERCADO ESTÁ AQUECIDO COM IMPLANTAÇÃO DE CICLOFAIXAS
NITERÓI DE BICICLETA - Campus da UFF recebe bicicletários no programa de parceria entre a prefeitura e a universidade
Prefeito Rodrigo Neves reúne-se com cicloativistas para avaliar o Programa Niterói de Bicicleta
Visita aos bicicletários da Supervia
PARCERIA PREFEITURA DE NITERÓI - UFF: instalação de bicicletários nos campi estimulam estudantes a utilizar bicicletas










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.