domingo, 17 de abril de 2016

EQUIPE DA PREFEITURA DE NITERÓI CONCLUI RETIRADA DE RESTOS DE ESTRUTURA METÁLICA DA PRAIA DO ADÃO



Máquina trabalhando na retirada da sucata na Praia do Adão. Foto Axel Grael.
 

Analisando a estratégia da operação. Fotos Elias Ramos (Vice-Prefeitura).

Com o vereador Andrigo de Carvalho na Praia do Adão. Foto Elias Ramos (Vice-Prefeitura).

 


Retirada da sucata. Fotos Antônio Quintão (CLIN)


Na semana passada, após sermos acionados por ex-alunos do Projeto Grael, por moradores de Jurujuba e pelo vereador Andrigo de Carvalho, mobilizamos uma equipe da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SECONSER), da Cia de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMARHS) e solicitamos o apoio da Concessionária Águas de Niterói e da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (CICCA), vinculada à Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) para a retirada dos restos de uma estrutura metálica enterrada na areia e que, segundo relatos, já estava no local há muitas décadas.

Em condições especiais de marés, a estrutura ficava parcialmente exposta, expondo os usuários da praia a acidentes. Foi o que aconteceu no último fim-de-semana, quando um jovem teve um grave ferimento na perna, devido à estrutura.

Ao longo de três dias de trabalho - com algumas dificuldades devido a problemas mecânicos na retroescavadeira, na manhã desta última sexta-feira, a sucata foi finalmente desenterrada e posteriormente retirada da praia.


Traineira Estrela Azul, Praia de Itaipu, 2013.



Retirada dos escombros do naufrágio da traineira Estrela Azul, encalhada na Praia de Itaipu. Fotos Prefeitura de Niterói. Janeiro de 2013.


Esta não é a primeira vez que a Prefeitura executa este tipo de operação na atual gestão. Já na primeira semana de gestão, janeiro de 2013, retiramos os restos de uma traineira que havia encalhado nas areias da Praia de Itaipu em agosto de 2012.

Existem outras situações similares no litoral da cidade, sendo na quase totalidade restos muito antigos de embarcações, equipamentos náuticos ou restos de obras na orla. Os trabalhos terão prosseguimento de forma a garantir a segurança à população e a integridade da bela paisagem do litoral da cidade de Niterói.

Estas operações de retirada de escombros, principalmente em áreas de praia e próximo à arrebentação, são complexas e muitas vezes envolvem riscos. Portanto, gostaríamos de parabenizar e agradecer as equipes que atuaram na retirada de mais este destroço.

Axel Grael




---------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Prefeitura de Niterói e estado retiram destroços de embarcação na Praia de Itaipu 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.