quarta-feira, 27 de maio de 2015

CRIME AMBIENTAL - Rancho utilizado por caçadores de animais silvestres é destruído em Niterói


Rancho utilizado por caçadores de animais silvestres no Parque da Cidade, em Niterói - Divulgação

Três armas artesanais utilizadas para captura de bichos foram apreendidas
por O Globo

RIO - Um rancho que ficava na mata do Parque Municipal da Cidade, em Niterói, e era usado por caçadores, foi destruído na madrugada desta quarta-feira durante operação de combate à caça predatória de animais silvestres, coordenada pela Secretaria estadual do Ambiente (SEA).

Durante a blitz ambiental, realizada pela Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) em parceria com a Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Serra da Tiririca, foram apreendidas três armas artesanais utilizadas para captura de animais e dezenas de cápsulas de grosso calibre, algumas delas já deflagradas. A ação foi motivada por denúncias de moradores assustados com o constante barulho de tiros na região.

O coordenador da Cicca, José Maurício Padrone, disse que o material apreendido oferecia risco aos visitantes do Parque da Cidade.

— O trabuco é uma arma artesanal de grosso calibre, engatilhada com um fio de nylon quase invisível, acionada quando um animal esbarra nele. Esse artefato tem grande poder de fogo, podendo ferir gravemente ou até ocasionar a morte de uma pessoa que passe pelo local. Foi possível identificar que os caçadores estiveram recentemente no acampamento — explicou Padrone, pedindo que a população colabore com denúncias ligando para a Linha Verde (2253-1177).

No local conhecido como região da Mata da Viração, os policiais militares ambientais ainda identificaram a extração irregular de madeira nativa, que era utilizada na construção do acampamento de pernoite dos criminosos.

Padrone afirmou que o rancho, de grande porte, era utilizado como ponto de captura de pássaros Canoros, comumente revendidos em feiras livres e de animais da fauna silvestre, muito procurados por colecionadores. O rancho também servia de local de caça de mamíferos utilizados para consumo dos caçadores.

— Flagramos grandes buracos no chão, armadilhas, utilizadas para capturar a espécie lagarto rei, ameaçada de extinção, que pode chegar a 1,5m de comprimento e possui grande valor comercial no mercado negro — disse o coordenador.

Fonte: O Globo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.