segunda-feira, 9 de setembro de 2013

RJTV mostra compromisso cumprido pela Prefeitura de Niterói na Rua Machado, Caramujo

Hoje, 09/09/2013, fui entrevistado pelo RJ TV sobre a conclusão da obra de contenção de encostas e recuperação da Rua Machado, destruída pelas chuvas que assolaram o município de Niterói em 2010. Desde então, os moradores do bairro vinham reivindicando da Prefeitura de Niterói a realização da obra.

A cada chuva, mais uma parte da rua desabava, expondo a risco as moradias da rua e impedindo o acesso a uma parte da comunidade.

Nos primeiros dias do Governo Rodrigo Neves (10 de janeiro de 2013), fomos chamados para entrevista no RJ TV, que já havia feito várias matérias sobre o problema, sem que a Prefeitura, na gestão anterior, desse solução para o problema.

Veja como foi a entrevista, hoje, com as obras já concluídas:

Visão geral da obra concluída. Foto Leonardo Simplício.
Detalhe da obra, onde se vê os tirantes para a fixação do muro de contenção. Foto de Leonardo Simplício.

No ar com Susana Naspolini. Foto de Leonardo Simplício.

Ouvindo o depoimento da D. Ana Lúcia, moradora da Rua Machado, que tomou a iniciativa de mobilizar o quadro Redação Móvel, do RJ TV. Foto de Leonardo Simplício.

Recebendo uma fatia de bolo de chocolate das moradoras, que prepararam uma comemoração pela conclusão da obra. Foto de Leonardo Simplício.

Com Mariane Thamsten (chefe de gabinete da Vice Prefeitura) e profissionais da EMUSA e da empresa que executou a obra. Foto de Leonardo Simplício.
-------------------------------------
 
Histórico da obra:
 

Primeira entrevista para o RJ TV, no dia 10 de janeiro de 2013, primeiros dias do Governo Rodrigo Neves. Assumi o compromisso de dar uma posição sobre a obra em 90 dias.

Foto em 10 de abril 2013, quando o RJTV esteve no local para registrar o início das obras. Antes do prazo combinado para prestar informações sobre a obra, os trabalhos já haviam se iniciado. 
Início da obra (abril 2013) mostrando o nível de degradação da encosta e a Rua Machado destruída e o risco para as moradias a montante.
Com o prefeito Rodrigo Neves (centro), na ocasião em que o prefeito vistoriou a obra concluída. Foto de Leonardo Simplício.


As obras foram realizadas sob a responsabilidade da EMUSA e consistiram na construção de uma cortina atirantada (muro de contenção) de cerca de 40 metros de comprimento por sete de altura, pavimentação, asfalto , meio-fio, calçada e guarda-corpo.

O custo da obra foi de R$ 823.929,17 e a obra foi realizada em menos de 7 meses.


----------------------------------------------------

Veja, a seguir, as informações do site do RJTV de 09 de setembro de 2013.

Obras de contenção de encostas é concluída no Caramujo, em Niterói

Depois de nove visitas do Redação Móvel, no bairro do Caramujo, em Niterói, as obras de contenção de encostas da região foi concluída. O projeto abrange um muro de 35 metros por sete de altura.

Assista à reportagem do RJTV

----------------------------------------------------

Saiba mais sobre a obra de contenção na Rua Machado, Caramujo, Niterói.



-----------------------------------------------------
Veja outras matérias do RJTV em 2013 sobre o problema e o registro do cumprimento pela Prefeitura da reivindicação dos moradores:

No RJTV de hoje, celebramos com a comunidade a obra de contenção de uma encosta na Rua Machado, no Caramujo, Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.