segunda-feira, 14 de maio de 2012

Secretaria de Esporte do Paraná anuncia possibilidade de parceria com o Projeto Grael


Secretaria de Estado do Esporte vistoria áreas para construção de bases Náuticas para o Esporte Formador/ Atleta do Futuro

A viagem desta semana de uma comitiva da Secretaria de Estado do Esporte visa avaliar duas áreas lindeiras ao Lago de Itaipu, uma em Itaipulândia no oeste do estado e outra em Entre Rios do Oeste.

Além de técnicos da Secretaria e de autoridades locais, também vão acompanhar a visita, o coordenador do Programa Esporte Formador/Atleta do Futuro, Marco Orasmo e o irmão dos iatistas e velejadores Lars e Torben Grael; Axel Grael.

Axel também é diretor presidente do Instituto Rumo Náutico. O Instituto é uma uma organização sem fins lucrativos. A entidade vai fazer uma espécie de consultoria segundo Orasmo, para fazer o levantamento técnico dos locais e a questão financeira para o possível investimento. Também estarão com o grupo, Archimedes Francisco Bonnet que é coordenador Pedagógico do “Rumo Náutico” e Joana Alves Dutra, coordenadora de projetos do Instituto.

Para Marcos Krukoski, que é técnico Pedagógico e administrativo do Programa “Segundo Tempo” da Sees, se implantadas essas bases náuticas no estado, milhares de crianças e adolescentes de escolas públicas do Paraná vão ser beneficiados.

“O projeto Grael que é nacional por meio do Instituto “Rumo Náutico” já existe em Niterói e em cidades do nordeste brasileiro e deve ser implantado aqui no Paraná no Programa Esporte Formador /Atleta do Futuro (*correção: O Projeto Grael possui uma unidade em Três Marias, MG). A idéia vai além da oferta de ensino para modalidades esportivas como a iniciação a Vela, deve Incluir o trabalho de aprendizado para o esporte, além de aulas para confecção de embarcações, projetos de parte elétrica de barcos, mecânica como funcionam os motores.” afirma.

Segundo o coordenador do Esporte Formador/Atleta do Futuro, foram identificadas pela Federação Paranaense de Vela e a Secretaria do Esporte, cinco locais onde bases náuticas poderão ser construídas. Represa do Passaúna, onde vão ser atendidos três municípios: Campo Largo, Araucária e Curitiba; Guaratuba; Antonina, além de Itaipulândia e Entre Rios do Oeste que receberão a visita nesta semana.

No fim da tarde desta segunda feira (14-05) o presidente da Federação Paranaense de Vela Sérgio Montenegro Kraemer junto com outros amantes do esporte náutico no estado estiveram no gabinete do secretário Evandro Rogério Roman. O motivo da visita de acordo com a Federação, foi uma integração junto a Sees para construção das idéias entorno das atividades e locais das obras para incentivo ao esporte.

Segundo os técnicos da Sees vão ser beneficiados principalmente alunos da rede pública e que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Michel Souza
COM/SEES
(45)9916-1683
(41)33617735
michel.reporter@sees.pr.gov.br

Fonte: Secretaria de Estado do Esporte, Estado do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.