sexta-feira, 18 de maio de 2012

Projeto Grael mais perto de implantar uma rede náutica educativa no Paraná

Da esquerda para a direita, Marco Orasmo (Coordenador do Programa Esporte Formador da SEES), Marcos Krukoski (Técnico Pedagógico e Administrativo do "Programa Segundo Tempo" da SEES), Axel Grael (Coordenador Geral do Projeto Grael), Joanna Dutra (Gerente Executiva Adjunta do Projeto Grael) e Archimedes Delgado (Coordenador de Unidades Descentralizadas do Projeto Grael). Foto do site da SEES.

Com técnicos da SANEPAR, avaliando alternativas locacionais na Represa de Passaúna. Site da SEES.

Discutindo aspectos técnicos e locacionais. Foto acervo do Projeto Grael.

Com Marco Orasmo, debatendo aspectos técnicos. Foto do acervo do Projeto Grael.

Base Náutica de Itaipulândia. Estrutura abandonada poderá ser a sede da unidade do Projeto Grael. Foto do acervo do Projeto Grael.

Conhecendo a infraestrutura da Base Náutica de Itaipulândia. Foto site da SEES.

Base Náutica de Entre Rios do Oeste. Em melhores condições do que a de Itaipulândia. Foto do acervo do Projeto Grael.

Possível futura instalação do Projeto Grael em Entre Rios do Oeste. Foto acervo do Projeto Grael.

Prefeito Elcio Zimmermann apresentou várias ideias de integração do Projeto Grael com iniciativas da Prefeitura e com as novas instalações da UNIOESTE, em construção nas proximidades da Base Náutica. Foto do acervo do Projeto Grael.
 
Delegação reunida com o prefeito de Itaipulândia Sidnei Picolli Amaral. À direita, o velejador Allan Godoy, velejador do Iate Clube Lago de Itaipu, um dos melhores velejadores da classe Laser do país. Foto do site SEES.

Nesta semana, fiz uma rica e motivadora viagem ao Paraná acompanhado por colegas do Projeto Grael: Joanna Dutra (Gerente Executiva Adjunta) e Archimedes Delgado (Coordenador de Unidades Descentralizadas).

A convite de Evandro Roman, secretário do Esporte do Paraná, e de Marco Orasmo, coordenador estadual do Programa Esporte Formador/Atleta do Futuro, estivemos visitando lugares próximos a Curitiba e no Oeste do Paraná com o objetivo de analisar a possibilidade de implantação de unidades do Projeto Grael, que operará no contexto das políticas públicas esportivas do estado.

O Projeto Grael é uma iniciativa desenvolvida pelos irmãos Grael (Lars, Torben e Axel) que tem por finalidade utilizar barcos para o desenvolvimento esportivo, para educar e para incluir socialmente. A possibilidade de implantar o Projeto Grael no Paraná surgiu de uma conversa de Lars Grael com o secretário Evandro Roman e vem em boa hora, quando o governador do Paraná Beto Richa acaba de liberar os reservatórios do estado para a prática de esportes náuticos (vela, remo e canoagem). As atividades estavam proibidas há alguns anos.

Voltamos muito animado com as perspectivas. Visitamos a Represa de Passaúna, na Região Metropolitana de Curitiba onde encontramos plenas condições para a prática de esportes náuticos, como a vela, remo e canoagem. Há suficiente espaço no espelho d'água e boas opções de instalação da infraestrutura necessária nas margens do reservatório. Estamos analisando algumas alternativas locacionais, considerando principalmente a facilidade de acesso e as condições do terreno.

No Oeste do Paraná, acompanhados pelo velejador local Allan Godoy, um dos melhores velejadores da Classe Laser no Brasil, visitamos os municípios de Itaipulândia e Entre Rios do Oeste, ambos localizados às margens do Lago de Itaipu e com condições também excelentes para os esportes náuticos. A equipe do Projeto Grael e da Secretaria Estadual do Esporte foi recebida nas cidades pelos prefeitos Sidnei Picolli Amaral (Itaipulândia) e Élcio Zimmermann (Entre Rios do Oeste).

Vistoriamos as áreas indicadas pelos prefeitos, dentre elas as Bases Náuticas de cada município. As Bases Náuticas são grandes estruturas construídas na época dos Jogos Mundiais da Natureza e hoje ociosos, praticamente sem utilização e em franca deterioração.

Estas áreas são perfeitamente aproveitáveis para abirgar o Projeto Grael, desde que devidamente recuperadas e adaptadas para o uso que pretendemos. Em Entre Rios, avaliamos a possibilidade de instalar o Projeto Grael também na praia do Parque de Lazer da cidade.

Com base no que constatou, a equipe do Projeto Grael fará agora um projeto para a implantação de suas unidades nas áreas estudadas. Serão levados em consideração a aptidão dos locais, a necessidade de investimentos e a perfeita integração das atividades com os objetivos do Programa Esporte Formador da Secretaria do Esporte do Paraná e com as iniciativas locais das Prefeituras.

As conclusões da equipe do Projeto Grael que visitou as áreas serão debatidas com o presidente do Projeto Grael, Torben Grael, e com Lars Grael, que conhece bem a região. Em seguida, as propostas serão encaminhadas para o secretário Evandro Roman.

O nosso agradecimento a todos os que nos receberam, em particular ao secretário Evandro Roman e sua equipe.

Que bons ventos façam avançar a náutica esportiva, educativa e social ao Paraná.

Axel Grael
Coordenador Geral
Projeto Grael

----------------------------
Leia mais em:

Secretaria do Esporte do Paraná anuncia possibilidade de parceria com o Projeto Grael

Vídeo do site da Secretaria do Esporte do Paraná

Entre Rios recebe a visita de comitiva do Projeto Grael e da Secretaria de Esportes do Paraná

Visita à Costa Oeste marca outra etapa do Programa Esporte/Formador/Atleta do Futuro

Projeto Grael poderá ser implantado em Itaipulândia/Gazeta de Itaipu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.