quarta-feira, 23 de maio de 2012

Araucária (PR) irá receber base do Projeto Grael

Patrícia Comunelo
Reunião definiu área em Araucária como a melhor para receber o projeto (Foto: Marcus Schroeder)

Araucária foi escolhida para receber a base náutica do Projeto Rumo Náutico (Projeto Grael), que será instalada na represa do rio Passaúna em parceria com o Programa Esporte Formador (Secretaria do Esporte do Paraná). A decisão foi anunciada em reunião realizada na última terça-feira (22), na sede da Secretaria do Esporte, com a presença do secretário estadual Evandro Rogério Roman, dos secretários municipais de Araucária, Campo Largo e Curitiba (a represa limita as três cidades) e de representantes da Sanepar (empresa de saneamento que administra a represa) e da Federação de Iatismo à Vela do Paraná.
Na semana anterior, representantes do Projeto Rumo Náutico e do Programa Esporte Formador estiveram na represa visitando os possíveis locais. “Viemos conhecer os locais que têm potencial para o desenvolvimento dos esportes náuticos e verificar a possibilidade de implantar unidades com a metodologia social do Projeto Grael”, explicou Axel Grael, engenheiro ambiental, velejador e irmão dos esportistas Torben e Lars Grael. O Projeto Grael desenvolve programas educacionais, profissionalizantes e ambientais com crianças, além de oportunidades de desenvolvimento das modalidades náuticas.
Durante a reunião, o coordenador do Programa Esporte Formador, Marco Orasmo, apresentou o croqui da represa e as avaliações técnicas do local, que contará, além da base náutica, com quadras poliesportivas, campos de futebol e espaço de lazer. O secretário de Esporte e Lazer de Araucária, Wanderley Haddad, comemorou a escolha do município. “A implantação do projeto náutico nessa área será importantíssima, pois o local escolhido não vinha sendo usado em razão de impedimentos ambientais. Agora, com a parceria da Secretaria do Esporte do Paraná, teremos condições de usufruir a área e oferecer uma estrutura adequada e segura para a nossa comunidade”, comentou.
De acordo com o secretário estadual Evandro Rogério Roman, a escolha foi técnica e, dos locais vistoriados, a área em Araucária é a que oferece melhores condições, mas há a necessidade do envolvimento dos três municípios para o sucesso do projeto. “Temos que contar com o comprometimento dos municípios para que a comunidade use o espaço, pois além do projeto esportivo, também há possibilidade de implantação de projetos sociais, cursos profissionalizantes, oficinas ligadas à indústria náutica e a realização de eventos”, avaliou.
Roman anunciou ainda que uma parceria do Governo Federal com o Governo do Estado e as Prefeituras dos municípios deve garantir cerca de R$ 500 mil anuais para a manutenção das bases náuticas. Os recursos e o projeto Rumo Náutico irão beneficiar também as bases existentes no lago formado pela usina hidrelétrica de Itaipu, na costa oeste do Paraná, construídas na década de 90 por ocasião dos Jogos Mundiais da Natureza.
O coordenador da Federação de Iatismo à Vela do Paraná, Alexandre Rucker, falou sobre a importância da implantação do Projeto Rumo Náutico no Paraná. “Vai ser fantástico, pois temos uma demanda reprimida para os esportes náuticos em todo o estado. Faz tempo que estamos batalhando para isso tudo acontecer e agora encontramos pessoas interessadas em firmar essa parceria e em trazer um projeto de sucesso, como é o Projeto Grael, para o Paraná”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.