quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Temperatura da superfície dos oceanos subiu 1,5ºC em 24 anos, alerta a ONU

Mapa mostra regiões mais afetadas pelo aquecimento. Três delas estão no Brasil: uma no Sul, uma no Norte e outra no Leste/Imagem: Reprodução

A temperatura dos ambientes marinhos subiu 1,5ºC entre 1982 e 2006, o que limita o movimento dos nutrientes e pode resultar na redução da produção de peixes, segundo o relatório Rumo à Recuperação e Sustentabilidade dos Grandes Ecossistemas Marinhos do Mundo durante as Alterações Climáticas, divulgado na última semana de dezembro pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

As projeções de longo prazo publicadas no documento indicam que a limitação do movimento ascendente dos nutrientes das águas mais profundas e frias (conhecido como ressurgência) afetará os grandes ecossistemas marinhos (GEMs) dos países em desenvolvimento situados em latitudes mais quentes da Ásia, África e América Latina. Nestas regiões, é alta a dependência de recursos costeiros para segurança alimentar e outros meios de subsistência.

O relatório observa que, entre 1982 e 2006, as temperaturas da superfície do mar aumentaram em 61 dos 64 GEMs. Em cerca de um terço das áreas cobertas por esses ecossistemas, a temperatura está aumentando de duas a quatro vezes mais rápido do que as tendências de aquecimento global relatadas pelo IPCC (Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas).

Embora as taxas de pesca de captura estejam aumentando em águas mornas, o tamanho médio dos peixes está em declínio. Este efeito sobre a população reprodutora pode resultar no colapso de outras espécies. Em função disso, o relatório recomenda que são necessárias providências para estabelecer níveis de captura sustentáveis para a pesca em latitudes mais quentes.

O estudo também propõe medidas de precaução que devem ser tomadas imediatamente para sustentar a pesca marinha, restaurar e proteger os habitats costeiros, incluindo importantes sumidouros de carbono, e reduzir a carga de poluição.

“As mudanças climáticas são uma questão global muito importante e crítica. Sem ação, as alterações do clima poderiam anular décadas de progresso no desenvolvimento destes países e minar os esforços para a promoção do desenvolvimento sustentável”, alertou Veerle Vandeweerd, diretora do grupo de meio ambiente e energia do Pnud, em Nova York.

- Conheça o estudo do Pnud na íntegra, em PDF (em inglês) -


Fonte: Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.