quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Projeto Grael formaliza acordo com o Trata Brasil para cooperação em saneamento

Édison Carlos (esquerda), presidente do Instituto Trata Brasil, durante visita ao Projeto Grael.

Assinatura do Termo de Cooperação.

O Instituto Trata Brasil e o Instituto Rumo Náutico-Projeto Grael assinaram na manhã desta quarta-feira, 18 de janeiro, um termo de cooperação técnica e institucional para atuação conjunta em prol da universalização do saneamento básico.


O acordo tem como objetivos coordenar os esforços das duas entidades em oferecer informações à sociedade quanto ao direito ao acesso dos serviços de coleta e tratamento de esgoto e do controle social na utilização dos recursos públicos para executar as obras de coleta e tratamento dos esgotos.

O documento também prevê o desenvolvimento conjunto de ações de conscientização visando mostrar às autoridades e à sociedade civil a necessidade de priorização de investimentos na despoluição e nos serviços ligados ao saneamento básico, cuja falta tantos problemas trazem à população. A falta de coleta e tratamento dos esgotos compromete a qualidade da água das bacias hidrográficas brasileiras, dos aquíferos, de rios importantes como o Tietê em São Paulo, de ícones do turismo nacional, tal como a Baía de Guanabara, no Rio de Janeior, das praias de todo o país e outros corpos hídricos.

O acordo foi assinado pelo presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, e o presidente do Projeto Grael, Axel Grael. De acordo com Carlos, “esta cooperação com o Projeto Grael traz ótimas oportunidades de comunicação para as causas ambientais e de saneamento junto aos praticantes de esportes náuticos, um importante público que é diretamente afetado pela poluição de rios”.

Para Grael, a Baía de Guanabara é um dos símbolos da falta de saneamento no país. Para os velejadores, que têm a água como seu ambiente, fazer parte de um esforço de priorização de saneamento é uma obrigação. É preciso gerar massa critica sobre saneamento, bem como gestão de resíduos. Desta forma, essas áreas terão a devida prioridade nas políticas públicas, conclui.

Apenas 44,5% da população brasileira está ligada a uma rede de esgotos e de todo o esgoto coletado, apenas 38% é tratado, segundo dados do Ministério das Cidades (SNIS 2009). Estes esgotos jogados “in natura” nos cursos d’água trazem doenças que afetam sobretudo as crianças, como provado por vários estudos do Instituto Trata Brasil. Apesar dos avanços trazidos pela criação do Ministério das Cidades em 2003 e o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento em 2007, esse quadro ainda está longe de ser resolvido. Segundo estimativas do setor, são necessários investimentos de R$ 270 bilhões para atingir a universalização do saneamento básico no País.

O Instituto Rumo Náutico/Projeto Grael, fundado em 1998 pelos medalhistas olímpicos Lars Schmidt Grael, Torben Schmidt Grael e Marcelo Bastos Ferreira, é uma entidade que atua para popularizar e deselitizar os esportes náuticos, tranformando-os em instrumento educativo/profissionalizante, ambiental, de promoção da cultura da maritimidade, tendo como público prioritário os estudantes da rede pública.

O Instituto Trata Brasil coordena uma ampla campanha de mobilização nacional para se alcançar a universalização do saneamento básico, com o objetivo de melhorar a saúde da população, reduzir a mortalidade infantil, preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.