quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Conama prevê redução do nível de poluentes em veículos automotores em 2012.

Nova regra prevê obrigatoriedade da inspeção veicular/Foto: Blog do Malton Jung

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) começou o ano de 2012 na fase P-7 do Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que prevê níveis de redução de poluentes só atingidos até agora pelos países mais desenvolvidos.

As indústrias e a sociedade civil negociaram novas regras junto ao Conama que prometem reduzir drasticamente a poluição que sai do escapamento de ônibus e caminhões, os principais vilões de emissão de poluentes que afetam diretamente a saúde dos habitantes de médias e grandes cidades.

Entre as ações que serão tomadas para garantir uma melhor qualidade do ar nos grandes centros urbanos estão: a ampliação da oferta no mercado do Diesel S-50 e sua substituição daqui a um ano pelo S-10, que possui teor de enxofre 50 vezes menor que o utilizado atualmente e a obrigatoriedade da inspeção veicular.

Segundo o secretário de ambiente urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Nabil Bonduki, os Estados podem optar ou não pela inspeção dos veículos usados, o que vai depender dos níveis de poluição de suas cidades. "Nas regiões onde eles afetam a saúde e o meio ambiente, a medida deverá ser adotada", explicou.

De acordo com informações do Proconve, o país inteiro está ampliando a oferta dos combustíveis menos poluentes nas bombas.

A redução da quantidade de poluentes lançados na atmosfera pela frota brasileira, que cresce em média 12% todo ano, segundo o MMA, já vem sendo sentida nos últimos anos. Nos carros de passeio, a redução gradativa, que começou há 25 anos, entra na fase L-6 daqui a dois anos.

As metas serão alcançadas com a implantação de gasolina aditivada de alta qualidade com baixo teor de enxofre e livre de chumbo, além de motores muito mais eficientes do ponto de vista ambiental.

Segundo o Proconve, a indústria já modificou os motores dos veículos pesados novos, e os motoristas de carros usados já deverão medir os níveis de emissões de poluentes na hora de renovar a licença anual.

"Nossos combustíveis estarão entre os menos poluentes do mundo", assegurou a diretora do departamento de qualidade ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Sérgia Oliveira. Segundo ela, "o Proconve concretizou uma fase importantíssima, fruto de um trabalho intenso nos últimos três anos", concluiu.

Fonte: Ecodesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.