segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Artigo de Lars Grael sobre o Campeonato Brasileiro da Classe Laser em Três Marias



Três Marias - A Vela Brasileira em Minas Gerais
17/1/2012 20:57:28
Três Marias é o nome de uma represa formada pelo Rio São Francisco e nome de município em Minas Gerais.

Suas águas vastas e cristalinas na cor de esmeralda, foram descobertas por pesacadores e por velejadores de Brasília que desde os anos 70, buscavam melhores ventos para a prática da Vela.

Infelizmente por anos, caiu no esquecimento e MInas Gerais voltou a ser esquecida pelos praticantes do Iatismo.

Estado maravilhoso, MG possui inúmeras opções para os praticantes dos esportes náuticos, que não apenas a assoreada e poluída Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte, que até já até sediou campeonatos nacionais da classe olímpica 470.

Minas Gerais tem Vela na pequena e simpática Lagoa dos Ingleses em Nova Lima. Lá o ICLI manteve uma tradição de regatas que se perpetuou com a modalidade de Match Race com os barcos Microtonner 19`.

Possui ainda inúmeras opções em Furnas, no Rio Grande (fronteira com SP) e no Rio Paranaíba (fronteira com GO) por exemplo.

Como ex-Superintendente e atual patrocinado da LIGHT, fui contatado por sua controladora, a estatal mineira CEMIG para conceber em 2008 um projeto de inclusão social com esportes náuticos (Vela e Canoagem) em Três Marias.

Levamos o pacote pedagógico e a experiência de mais de uma década do Projeto Grael que em Três Marias recebeu a denominação de Projeto VERSOL.

A parceria deu certo porque a Prefeitura dá total apoio graças ao espírito empreendedor do Secretário Elias e sua equipe, dos funcionários do VERSOL, do apoio incondicional da CEMIG e dos apoios institucionais do Governo de Minas Gerais e da Lei de Incentivo do Ministério do Esporte.

Tudo isto, sob a condução técnica do Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael) e nossa equipe dirigida pela Christa, Joanna e Archimedes.

Desenvolve-se de volta a Vela em Três Marias. Em 2010 já sediou o Campeonato do Centro-Oeste da Classe Laser. Desenvolve-se sobretudo cidadania e educação ambiental.

Pois bem, a bela represa sediará o Campeonato Brasileiro da mais popular, mais abrangente e mais importante classe olímpica da Vela Brasileira, a Classe Laser. Classe que consagrou Robert Scheidt e tantos outros craques da Vela nacional. Parabéns a ABCL e seu presidente Reis pela visão de exansão das fronteiras do nosso esporte.

O evento ocorrerá de 19 a 28 de janeiro nas classes 4.7; Radial e Standard. Na raia, os melhores do Brasil e ainda ex-alunos do Projeto Grael, Projeto Navegar e do próprio VERSOL, além da estréia do meu filho Nicholas Grael (14 anos) na Classe Laser.

Será um divisor de águas para Três Marias com forte impacto em sua imagem, turismo e economia.

Vitória deTrês Marias, da CEMIG, do Projeto Grael e da Vela Brasileira.
Lars Grael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.