quarta-feira, 24 de julho de 2019

Niterói está entre 10 melhores cidades do país em ranking de saneamento






23/07/2019 - Niterói saltou da 19º para 10º posição em saneamento entre as 100 maiores cidades brasileiras e se consolida na primeira colocação entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro. Os números são do ranking 2019 do Instituto Trata Brasil, que foram divulgados nesta terça-feira (23). O estudo foi elaborado com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – ano base 2017. Os dados são anunciados todo ano pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que reúne todas as informações fornecidas pelas empresas prestadoras dos serviços de água e esgoto dessas cidades.

Relatório CompletoTabela Final do Ranking

Este ano, o ranking do saneamento básico aborda os novos indicadores de água e esgoto, além de dados sobre perdas de água, investimentos, operadoras e tarifa média das 100 maiores cidades do país. Nesta edição, há informações sobre a variação positiva e negativa dos 20 melhores e 10 piores municípios.

A Prefeitura de Niterói e a Águas de Niterói, concessionária responsável pelo saneamento e abastecimento do município, estão realizando investimentos em torno de R$ 150 milhões na construção de novas estações de tratamento de esgoto, com o objetivo a alcançar 100% no tratamento e coleta do resíduo.

“Nos últimos cinco anos, ampliamos investimentos em saneamento, aumentando o escopo da Parceria Público Privada da gestão municipal no setor e antecipamos metas previstas para serem cumpridas apenas em 2023”, enfatiza o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. “Graças a esse esforço conjunto, entregamos novas estações de tratamento de esgoto, como a ETE Sapê, melhoramos ainda mais a performance de outras ETEs e, com o início da operação da ETE Badu vamos chegar a cobertura de todas as regiões com a rede coletora de tratamento de esgotos”.

O prefeito citou a necessidade de participação dos cidadãos ao fazer a ligação de suas residências, prédios e condomínios à rede coletora. “Muitas vezes a falta de consciência do cidadão acaba por contribuir para o despejo irregular de esgoto em galerias de águas pluviais. Niterói é um bom exemplo no setor de saneamento no Rio e no Brasil, e vamos avançar cada vez mais”, acrescentou.

Águas de Niterói - Quando a concessionária assumiu os serviços de saneamento básico no município, em 1999, a água só chegava a 72% da população. Em apenas três anos à frente dos serviços, a concessionária passou a abastecer toda a população com o mesmo volume de água. Na parte de coleta e tratamento de esgoto, a cidade saltou de 35% para 94,81%. Essas conquistas são resultado de boa gestão e investimentos.

A concessionária atende mais de 94% dos habitantes com coleta e tratamento de esgoto. A cidade acaba de ganhar a nona Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Sapê. Ainda para este ano, a Águas de Niterói concluirá a obra de duplicação da ETE Camboinhas e iniciará a construção da ETE Badu, que será a 10ª Estação do município e completará o sistema de esgotamento da cidade.

Além disso, com o programa de retirada de línguas negras nas praias de Boa Viagem, Flechas e Icaraí, logo no início da concessão, a concessionária reverteu os índices negativos de balneabilidade, que estavam impróprios há mais de 15 anos.

Niterói se destaca pelo combate às perdas de água por meio de ações como cadastro, micromedição, automação, combate a furtos de água, agilidade no reparo de vazamentos, substituição de rede, padronização das ligações, além de programas socioambientais na região. Desta forma, o índice é comparado a índices internacionais.

Plano Municipal de Saneamento - A Prefeitura de Niterói está elaborando o Plano Municipal de Saneamento Ambiental (PSA). O objetivo do plano é estabelecer prioridades e metas a serem cumpridas futuramente na cidade, no que tange ao saneamento ambiental. A previsão de conclusão da primeira etapa é dezembro deste ano.

Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, o Plano Municipal de Saneamento vai orientar os caminhos a serem adotados pela municipalidade para avançar na excelência dos serviços.

“Nosso trabalho não acaba quando atingirmos, por exemplo, os 100% de cobertura tratamento de esgoto. Este é o ponto de partida para podermos focar na despoluição de lagoas e rios que receberam dejetos sem tratamento durante anos. Apesar das conquistas no saneamento ambiental em Niterói, o PSA é fundamental”, afirmou Grael.

Com quatro frentes de atuação – abastecimento de água, coleta de esgoto, gestão de resíduos sólidos e drenagem – o planejamento dará ênfase, sobretudo, às considerações sobre drenagem dos rios, valões e lagoas da cidade. A ideia é, neste primeiro momento, cadastrar toda a área do primeiro distrito – Centro, Zona Sul e Zona Norte da cidade.

“Temos diferentes desafios pela frente. O Município já conta com políticas bem estabelecidas de distribuição de água, tratamento de esgoto e coleta de lixo. Temos 100% da cidade com abastecimento de água potável e estamos próximos de atingir a universalização do esgotamento sanitário. O próximo passo é dar maior atenção à drenagem dos rios e lagoas, que receberam dejetos sem tratamento por muito tempo”, disse a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, “O Plano também prevê ações de conscientização, uma vez que é necessário reduzir a quantidade de resíduos lançados nos rios”.


Fonte: Prefeitura de Niterói




-------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Instituto TRATA BRASIL lança o Ranking do Saneamento 2018
Projeto Grael formaliza acordo com o Trata Brasil para cooperação em saneamento

PRÊMIOS

Empresa líder mundial em tecnologia de geoinformação divulga a experiência de Niterói como exemplo
SUSTENTABILIDADE: Niterói sobe no ranking verde
RECONHECIMENTO: Niterói recebe prêmio da ABES por avanços em saneamento
ABES considera Niterói a 10 melhor cidade do país em saneamento
Niterói ganha reconhecimento em mais um prêmio nacional de saneamento
NITERÓI É A SEGUNDA CIDADE NO RANKING DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL

GESTÃO

QUALIDADE NA GESTÃO - NITERÓI GANHA PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR DO SEBRAE
FIRJAN promove seminário sobre gestão fiscal com prefeitos do estado do Rio
Situação fiscal é 'crítica' ou 'difícil' em 86% das prefeituras do país, aponta Firjan
Niterói conquista 1º lugar no RJ em qualidade da gestão pública!
ESCALA BRASIL DE TRANSPARÊNCIA: Niterói conquista nota dez em transparência
NITERÓI OBTÉM NOTA MÁXIMA (10) E LIDERA RANKING NACIONAL DA TRANSPARÊNCIA ENTRE MUNICÍPIOS
NITERÓI NO PRIMEIRO LUGAR DO RANKING DA TRANSPARÊNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DÁ NOTA 10 PARA TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE NITERÓI

OUTROS PRÊMIOS, CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS

Niterói tem a melhor gestão fiscal entre as prefeituras do RJ, aponta Firjan
NITERÓI NO CLIMA: Niterói recebe selo do ICLEI de enfrentamento às mudanças climáticas
ICMS Ecológico - Niterói em 5º lugar no Estado do Rio de Janeiro
GESTÃO FISCAL: Niterói é a primeira cidade do estado e sexta do país em ranking de boa gestão de finanças
Niterói se candidata a programa da ONU para ser cidade modelo de resiliência
Alunos da rede pública de Niterói levam ouro em olimpíadas
Niterói é a melhor cidade do estado e a quarta melhor do país para os idosos!
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Cidade em destaque em ranking de cidades inteligentes do Brasil
SMART CITIES: Le Monde considera projeto de Niterói um dos melhores do mundo
Niterói entre as melhores cidades do país em sustentabilidade, gestão e outros critérios










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.