quinta-feira, 4 de julho de 2019

Fui palestrante no "Diálogos da Inovação: Inovação na Gestão Pública", na Casa Firjan






Participei como palestrante do evento 4º Diálogos da Inovação: Inovação na Gestão Pública, promovido pela FIRJAN/SENAI e pela FAPERJ, na Casa FIRJAN, um dos mais novos espaços de cultura e, como define o seu site, um espaço para a reflexão e a criação de propostas e soluções inovadoras para os desafios da nova economia numa sociedade em constante transformação.

No evento, apresentei a experiência da Prefeitura de Niterói de superação da grave crise fiscal que se encontrava no início de 2013, o caminho que a levou do 2.178º lugar no ranking do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), em 2012, ao 6º lugar em 2016, os investimentos que elevaram Niterói ao 10º lugar na ranking nacional de cidades inteligentes (Connected Smart Cities), as ações inovadoras em sustentabilidade e outras.


Evolução de Niterói no ranking do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), do início da Gestão Rodrigo Neves até o ranking mais recente divulgado (2016): do 2.178º para o 6º lugar.

Niterói inovou na criação do Fundo de Equalização de Receitas, que reserva 10% de todas as receitas provenientes dos Royalties do Petróleo, para o futuro da cidade, quando eventualmente o ciclo de exploração do petróleo declinar. Saiba mais em http://niteroidofuturo.niteroi.rj.gov.br/

Em agosto de 2018, a Prefeitura de Niterói foi avaliada pela agência Standard and Poor´s no grau máximo (brAAA), recomendando investimentos na cidade. 


Fizeram parte da mesa os seguintes palestrantes:

  • Julia Zardo, da Casa Firjan, mediadora.
  • Luana Lourenço, Subsecretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Axel Grael | Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão
  • Beatriz Ferreira, cocriadora da rede Novos Designs para a Gestão Pública e está cursando o mestrado em Design na ESDI/UERJ, pesquisando laboratórios de inovação em governo. Formada em Design pela PUC-Rio. 
  • Sérgio Rodrigues | CEO da Lemobs


O meu agradecimento à FIRJAN e à FAPERJ pelo convite e aproveito para registrar a minha mais forte impressão da qualidade do trabalho e das instalações da Casa Firjan. Quem ainda não conhece o local, não demore em conhecer a agenda de atividades para visita-lo. Fica a dica.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói




-----------------------------------


Para Luana Lourenço, subsecretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, ainda há pouca clareza sobre a definição do conceito de inovação no setor públicoFoto: Vinícius Magalhães


Casa Firjan: inovação na gestão pública é um risco necessário

Inovar é, ao mesmo tempo, um desafio e uma necessidade para o setor público, que precisa acompanhar as demandas cada vez mais complexas da sociedade. Quais os desafios e as possibilidades? Esse foi o tema da quarta edição dos Diálogos da Inovação, realizados quarta-feira, 03/07, na Casa Firjan.

Para Luana Lourenço, subsecretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, ainda há pouca clareza sobre a definição do conceito no setor público. “As pessoas precisam compreender que a inovação é disruptiva; ela abala estruturas. E inovar é arriscar-se. A cultura da burocracia e o conservadorismo ainda são muito predominantes no setor público, o que nos impõe o grande desafio de mexer nessa estrutura para dar espaço às novas ideias”, argumentou.

Além da aversão ao risco, Luana também apontou como gargalo a falta de diálogo entre gestor, área técnica e parceiros privados. Para vencer esses desafios, a Secretaria está implantando uma rede de inovação comprometida com a difusão de iniciativas, a cooperação técnica entre órgãos públicos e a integração entre atores. O projeto faz parte da agenda prioritária do governo do estado. “O Rio tem uma comunidade científica brilhante e queremos incentivar soluções inovadoras que tenham impacto efetivo na sociedade. Nossa proposta é criar um ambiente seguro e atuar como um facilitador para o ecossistema de inovação”, afirmou.

Axel Grael, secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói, trouxe exemplos de ações bem-sucedidas. Um passo inovador, segundo ele, foi a regulamentação do Fundo de Equalização de Receita, onde é depositado 10% de toda a receita dos royalties de petróleo. Com isso, o município se previne de futuras crises fiscais.

Grael também citou a criação do portal do Sistema de Gestão da Geoinformação de Niterói (Sigeo Niterói), disponível gratuitamente ao público. A plataforma integra todas as informações georreferenciadas da prefeitura, facilitando o acesso e o uso de dados para planejamento e estruturação de políticas públicas. “Nosso objetivo é auxiliar a gestão pública municipal e, mais do que isso, incentivar a população a se apropriar dessas ferramentas”, ressaltou.

Cidades inteligentes

Sérgio Rodrigues, CEO da Lemobs, falou sobre o trabalho da startup, que apresenta soluções inovadoras para a gestão de serviços municipais, através do desenvolvimento de softwares para cidades inteligentes. Um de seus produtos, o Sigelu (Sistema de Gestão e Limpeza Urbana), facilita a gestão integrada do lixo urbano por meio de uma única interface, que reúne equipes por mapas interativos, relatórios inteligentes e apps para multas em rede. “Tudo está cada vez mais automatizado e a tecnologia pode ajudar muito na gestão das cidades. Não se trata apenas de facilitar a vida dos gestores, mas de toda a população”, analisou.

Já Beatriz Ferreira, cocriadora da rede Novos Designs para a Gestão Pública, debateu sobre a aplicação do design. Em sua visão, ele deve fazer a ponte entre o gestor e a população, criando uma linguagem comum e dando voz e força às iniciativas. Ela destacou os Laboratórios de Inovação em Governo como locais onde a metodologia do design tem maior entrada para propor soluções. Como mudanças já observadas, Beatriz citou a consciência dos métodos e ferramentas do design, o engajamento da sociedade e a possibilidade de prototipagem para o setor público. “Os laboratórios vêm ganhando força nos últimos tempos e são fundamentais como espaços de experimentação e criação, reunindo profissionais das mais variadas formações”, sublinhou.

Os Diálogos da Inovação acontecem uma vez por mês na Casa Firjan, com o objetivo de discutir sobre as mais importantes temáticas dentro do âmbito da inovação no Brasil e no mundo. O evento conta com parceria da Faperj e da Bambual Editora. Acompanhe aqui a agenda completa da Casa Firjan.


Fonte: Casa Firjan




---------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Diálogos da Inovação apresenta soluções para melhoria da gestão pública






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.