quinta-feira, 25 de julho de 2019

Duplicação da ETE Camboinhas melhora ainda mais o tratamento de esgotos na Região Oceânica de Niterói









Estive hoje com o prefeito Rodrigo Neves, com os secretários Comte Bittencourt e Dayse Monassa, com o administrador Regional da Região Oceânica Carlos Boechat e representantes da Secretaria de Meio Ambiente e de Águas de Niterói, visitando as obras de modernização e duplicação da Estação de Tratamento de Esgoto de Camboinhas (ETE Camboinhas) que ampliará a capacidade de tratamento na Região Oceânica.

A ampliação e o aperfeiçoamento da performance da ETE Camboinhas é parte do esforço de recuperação do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu.


Assista ao Live gravado pelo prefeito Rodrigo Neves durante a visita à ETE Camboinhas.


Além dela, em setembro começaremos as obras da ETE do Badu, a décima estação de tratamento da nossa cidade, que hoje lidera o ranking do saneamento do Instituto Trata Brasil no estado do Rio de Janeiro. Seguimos rumo à universalização do saneamento! 

Olha que legal: a água de reúso, obtida através do esgoto tratado, é utilizada nos jardins e na limpeza de ruas da nossa cidade. Esse é um grande avanço para saúde, para o meio ambiente e na qualidade de vida!

Ranking

O Instituto Trata Brasil acaba de publicar a edição de 2019 do Ranking do Saneamento no Brasil, e apontou Niterói no 10° lugar dentre as 100 maiores cidades do país em tratamento de esgoto. Em 2018, Niterói ocupava o 19° lugar.

De acordo com a metodologia do ranking, os dados referem-se ao indicado no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS de dois anos antes. Portanto, os dados recém publicados (julho de 2019) espelham a situação declarada para o cenário de 2017.

Considerando, que de 2017 para hoje já houve um avanço significativo de investimentos e com o Plano Municipal de Saneamento concluído, estima-se que em 2020 (dados de 2018), Niterói poderá estar ainda melhor avaliada no ranking do que aparece hoje, podendo chegar aos "Top 5".

Sistema Lagunar

Através do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), da Prefeitura de Niterói, e financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF, várias ações estão em curso para a despoluição do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu, como a implantação do Parque Orla de Piratininga - POP, a Renaturalização do Rio Jacaré e o monitoramento do sistema lagunar.

Nos dias 01 e 02 de agosto, a SEPLAG e a Universidade Federal Fluminense - UFF promovem o Seminário "Lagoa de Piratininga: Como Recupera-la".




O objetivo do Seminário é analisar diferentes tecnologias e propostas de solução para a despoluição da Lagoa de Piratininga, visando selecionar opções para serem testadas visando a reversão da poluição e a redução da quantidade de lodo.

Para saber mais sobre a programação, acesse aqui.


Axel Grael
Coordenação Geral do PRO-Sustentável

Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.