sábado, 6 de julho de 2019

Complexo do Viradouro, em Niterói, terá R$ 50 milhões para revitalização até 2020



Urbanização: projeto no Viradouro mostra campo quadras e praça Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói


Prefeitura promete entregar ruas pavimentadas e com drenagem, nova praça, quadra poliesportiva e plataforma de cursos profissionalizantes gratuitos

Giovanni Mourão

NITERÓI — Serão iniciadas, ainda este ano, obras de revitalização e urbanização no Complexo do Viradouro. As intervenções vão contemplar áreas de infraestrutura, saneamento, esporte, lazer e meio ambiente de diferentes comunidades da região. O prefeito Rodrigo Neves ( PDT ) adianta que o edital para contratação das obras, orçadas em aproximadamente R$ 50 milhões e com previsão de término para 2020, será lançado na segunda quinzena deste mês.

Serão contemplados os morros do Viradouro, do Beltrão e da União — comunidade situada do outro lado da Estrada da Garganta, principal via da região.

O projeto prevê obras de contenção de encostas, drenagem e a pavimentação de aproximadamente 40 ruas, além da implantação de redes coletoras de esgoto, que serão conectadas à ETE de Icaraí.

As intervenções vão contemplar áreas de infraestrutura, saneamento, esporte, lazer e meio ambiente de diferentes comunidades da região. O projeto integra o Pacto Niterói Contra a Violência, lançado em agosto de 2018.

Uma completa reestruturação urbana será realizada no Complexo do Viradouro, “promovendo mais qualidade de vida aos moradores e interagindo o poder público com uma das áreas mais degradadas da cidade”, diz Rodrigo Neves:

— Esse projeto demorou oito meses para ser elaborado e acredito que ele devolverá uma perspectiva positiva de futuro para os jovens dessas comunidades. Uma das frentes será a construção, no Viradouro, de uma plataforma urbana digital similar à existente na Engenhoca, com a oferta de cursos técnicos profissionalizantes gratuitos.

O projeto integra o Pacto Niterói Contra a Violência, lançado em agosto de 2018. O prefeito lembra ainda que a região vem sendo alvo de obras de investimentos privados , o que tende a contribuir com uma maior oferta de vagas de emprego a esses jovens:

— Prédios, um supermercado e um hospital estão passando por obras na região. Indiretamente, essas oportunidades podem até ocasionar numa queda da criminalidade na Zona Sul.

No pacote, também está incluída a revitalização do campo de futebol do Viradouro — o Campo dos Padres, na Rua Nossa Senhora das Graças —, que contará com novos gramado, pintura, traves e redes; ao lado, conforme o projeto, a comunidade terá uma quadra esportiva com estruturas para futebol e basquete, arquibancadas e vestiários; além de praças com bancos, brinquedos para crianças e academia para a terceira idade.

Outras novidades serão o reflorestamento da região, a troca da rede de iluminação das comunidades por uma mais moderna e a construção de escadarias na Rua Desembargador Diniz do Vale, uma das subidas do Viradouro; e da Rua Doutor Almir Madeira, um dos acessos ao Beltrão.


Fonte: O Globo Niterói










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.