terça-feira, 22 de julho de 2014

CICLOVIAS: OS AVANÇOS DO PROGRAMA NITERÓI DE BICICLETA




A matéria abaixo, publicada no tradicional jornal niteroiense A Tribuna, refere-se ao esforço que a Prefeitura está empreendendo para implantar o programa Niterói de Bicicleta, abordando também a expectativa e a ansiedade da população por ver os seus resultados disponíveis o mais rápido possível.

Propiciar que a bicicleta tenha o seu devido lugar na cidade não é uma tarefa fácil, pois muito mais do que prover uma infraestrutura, representa mudar uma cultura consolidada no cotidiano da cidade: o uso do automóvel. Mas, fazer de Niterói uma referência na mobilidade sustentável é uma decisão estratégica do Governo Rodrigo Neves e estamos avançando com consistência.

Veja alguns dos avanços:
  • PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: a Prefeitura já promoveu duas edições da Semana da Mobilidade e promoverá o IX Encontro de Planejamento Participativo no dia 2 de agosto, no MAC. Participe!
  • PLANO CICLOVIÁRIO: a Prefeitura contratou os serviços técnicos especializados para o planejamento de todo o programa Niterói de Bicicleta.
  • CICLOVIAS: Implantação da ciclovia da Avenida Amaral Peixoto, o início da implantação do Circuito Universitário e da Rua Timbiras, em São Francisco.
  • MALHA CICLOVIÁRIA DA REGIÃO OCEÂNICA: Através do projeto de implantação da TransOceânica e do PRO-Sustentável (Programa Região Oceânica Sustentável, a ser financiado pela CAF), serão implantados;
    • 57 km de ciclovias,
    • seis bicicletários cobertos (200 bicicletas cada) e 100 bicicletários descobertos (capacidade para 10 bicicletas cada).
    • A ciclovia estruturante de todo este sistema será a CICLOVIA TRANSLAGUNAR, que contornará a Lagoa de Itaipu (2 km) e a Lagoa de Piratininga (7 km) e conectará com a malha cicloviária das Praias da Baía através do Túnel Charitas-Cafubá. 
  • BICICLETÁRIOS: Além da implantação gradativa da malha cicloviária, Niterói já adquiriu 350 bicicletários, que já começaram a ser implantados, permitindo o estacionamento de 700 bicicletas. Além destes, foram adquiridos mais 260 unidades pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SECONSER), através do contrato do novo mobiliário urbano de Niterói. Portanto, no total serão disponibilizados a curto prazo 1.220 vagas para bicicletas.
  • EDUCAÇÃO CICLOVIÁRIA: o programa Niterói de Bicicleta já desenvolve atividades educacionais nas escolas da cidade e já deu início ao programa "Motorista Amigo do Ciclista", em parceria com o SETRERJ.
  • FISCALIZAÇÃO: ainda há muito para se melhorar, mas a NitTrans tem mantido uma rotina de fiscalização, autuação e reboque de veículos estacionados em ciclovias e ciclofaixas. No primeiro semestre de 2014, foram rebocados 2.139 veículos e foram emitidas 20.877 multas.
  • BICICLETAS DE ALUGUEL: a Prefeitura de Niterói prepara-se para lançar o edital para a concessão de serviços de aluguel de bicicletas na cidade. Mais novidades em breve.
Sabemos que estamos apenas começando, mas o importante é que Niterói avança para ser uma cidade amiga da bicicleta e, com isso, alinha-se à tendência das cidades no mundo que buscam o caminho da sustentabilidade.

Axel Grael
Vice-Prefeito de Niterói



----------------------------------





BICICLETAS A MAIS E VAGAS DE MENOS

Texto: Aline Balbino


Nos últimos meses, a Prefeitura de Niterói tem implantado ciclofaixas na cidade, incentivando o uso das bicicletas por parte da população. No entanto, embora a locomoção esteja sendo facilitada, o mesmo não se pode dizer dos estacionamentos. Ciclistas cobram, agora, a instalação de bicicletários. Não há muitas opções na cidade. As vagas são mais comuns na Praça Arariboia e na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, e na Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, na Zona Sul.

“Vejo que a prefeitura tem trabalhado para nos fornecer áreas específicas para andar de bicicleta, mas ainda não é suficiente. Precisamos de locais para guardá-las. Eu, por exemplo, trabalho no Rio e vou trabalhar de barca, mas tem dia que não tem vaga. Ai eu vou até o trabalho do meu colega e deixo lá. Isso para mim é um pouco constrangedor”, disse o funcionário público, Darlan Couto, de 31 anos.
Além de mais bicicletários, os ciclistas pedem mais segurança. Muitos deles ainda reclamam de furtos, principalmente nas barcas.

“Ando em Niterói há muitos anos e têm vários locais em Niterói que poderiam ter mais bicicletários, como no entorno dos shoppings e nas praias da cidade. Mas é preciso ter segurança também. Já roubaram meu banco nas barcas. Na Amaral Peixoto só tem dez vagas”, lamentou o auxiliar administrativo, Afonso Emerich, 32 anos.

A prefeitura informou que adquiriu 350 bicicletários para instalar em diversos pontos da cidade. São bicicletários do modelo “U” invertido. Cada bicicletário consegue prender duas bicicletas. O início da instalação deverá ocorrer ainda este mês. Segundo a prefeitura, 20 destes equipamentos já foram instalados na Amaral Peixoto durante a II Semana de Mobilidade, que aconteceu em maio. Parte destes bicicletários já possuem destino definido. Outra parte será definida junto com a população nos Encontros do Plano Cicloviário Participativo. O próximo encontro ocorrerá dia 2 de agosto, no Museu de Arte Contemporânea, entre 13h e 15h.

Fonte: A Tribuna


-------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Ciclistas de Niterói reconhecem resultados do programa Niterói de Bicicleta e cobram mais avanços
NITERÓI DE BICICLETA: monitorando o crescimento do uso de bicicletas na cidade
Lançado em Niterói o programa "Motorista Amigo do Ciclista"
Prefeitura de Niterói e SETRERJ lançam programa “Motorista Amigo do Ciclista”
Prefeitura de Niterói e SETRERJ lançam programa Motorista Amigo do Ciclista. Amanhã, 200 motoristas receberão treinamento no Caminho Niemeyer

Semana da Mobilidade: Circuito Universitário começa a ser implantado na cidade
Niterói ganhará, até julho, seis quilômetros de ciclovias
Teste do Circuito Universitário na Semana da Mobilidade
Prefeito em exercício tem encontro com ciclistas da cidade
Programa Niterói de Bicicleta reuniu cerca de 50 interessados em ciclovias

Programa Niterói de Bicicleta: resultados do encontro de ciclistas
NITERÓI DE BICICLETA: participe do II encontro do Plano Cicloviário Participativo
Programa Niterói de Bicicleta: resultados do encontro de ciclistas
Programa Niterói de Bicicleta reuniu cerca de 50 interessados em ciclovias
Programa Niterói de Bicicleta: urbanista, velejador e ciclista, que já deu a volta ao mundo pedalando, será o responsável

Prefeitura promove o I Workshop do Programa Niterói de Bicicleta
Axel Grael visita ciclovias no Rio e fala sobre o uso de bicicletas em Niterói
Prefeitura busca novas parcerias com o governo federal nas áreas de segurança e meio ambiente

Acesse o programa NITERÓI DE BICICLETA no Facebook: www.facebook.com/NiteroideBicicleta






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.