quinta-feira, 24 de julho de 2014

O trabalho permanente para coibir as infrações no trânsito e estacionamento irregular


A NitTrans, órgão gestor do trânsito na cidade de Niterói, tem mantido um esforço permanente para fiscalizar e coibir as infrações à legislação do trânsito. Também têm sido frequentes as ações educativas nas escolas e pelos meios de comunicação.

Não há como os agentes de trânsito estarem em todos os lugares ao mesmo tempo, nem podem eles só se ocuparem da ação coercitiva, pois também têm outras atribuições como ajudar a fluidez no trânsito, principalmente nas horas de rush. Como qualquer ação de controle e fiscalização, o trabalho é feito por amostragem, por campanhas inibidoras ou orientadas para resolver problemas mais críticos ou específicos. Temos dado prioridade para ações de caráter demonstrativo e regionalizadas.

O trabalho tem sido feito. Conforme foi divulgado recentemente, foram rebocados 2.139 veículos e foram emitidas 20.877 multas no primeiro semestre de 2014. No artigo abaixo, a Prefeitura de Niterói presta contas da operação que acaba de ser desenvolvida pela NitTrans no Centro da cidade, com o resultado de 3 veículos rebocados e 72 autuados.

Como bem expressou o Cel. Paulo Afonso Cunha, presidente da NitTrans, "a participação da população é fundamental, nos ajudando e indicando locais onde ocorrem irregularidades".

Neste sentido, o jornal O Fluminense (24/07/2014) publicou a matéria anexada, a seguir, mostrando a importância que o trabalho realizado pela NitTrans seja mantido em todas as regiões da cidade. A má conduta de alguns motoristas gera riscos e transtornos a demais usuários de espaços públicos, como as calçadas.

Na região do Ingá, a Prefeitura de Niterói, através do programa Niterói de Bicicleta, está implantando também o Circuito Universitário, uma rede de ciclorotas que promove o maior uso das bicicletas, como uma opção principalmente para os moradores se deslocarem a pequenas distâncias e para os estudantes que se dirigem aos campi universitários na região.

É verdade que as ciclovias e ciclofaixas diminuem a oferta de vagas e sabemos que isso é um problema para motoristas, mas oferecer uma opção segura e eficiente para ciclistas, além de ser uma obrigação da Prefeitura (usar bicicletas nas ruas é um direito, assegurado pelo Código de Trânsito Brasileiro), é uma providência necessária visando a sustentabilidade da cidade e a melhoria do próprio trânsito.

Mais bicicletas = menos carros nas ruas. Portanto, o crescimento da malha cicloviária e do consequente uso das bicicletas ajuda também aqueles que precisam do automóvel. A redução do número de vagas é um preço a se pagar e vem ocorrendo não só em Niterói, mas na maioria das cidades do mundo que convivem com problemas de trânsito. Este fato é irreversível e requer a adaptação de todos, sejam motoristas, como planejadores urbanos, empreendedores imobiliários, etc.

Sabemos que a ação de fiscalização nem sempre é simpática (principalmente para aqueles de má prática), mas é necessária, é uma obrigação e é reivindicada diariamente pela população.

Uma cidade desenvolvida é aquela cujos habitantes têm o devido senso de coletividade, respeitem as leis e têm um comportamento responsável e solidário com os demais moradores. E isso se constrói dia após dia, com a educação, com o fortalecimento da cidadania e compromisso do poder público com as mudanças. E isso, o Governo Rodrigo Neves tem demonstrado.

Axel Grael
Vice-Prefeito


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NitTrans faz operação para coibir estacionamentos irregulares de veículos no Centro

A Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) realizou na tarde desta quarta (23/7) uma operação de combate à irregularidades nas ruas do Centro. No total, três veículos foram removidos e 72 autuados por diversas irregularidades, como estacionamento em rampa de deficiente, em calçada ou passeio público, com multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na carteira de motorista.

Agentes da NitTrans contaram com um reboque e sete agentes durante a operação. A ação foi desencadeada após diversas denúncias por parte dos moradores da região através de emails e telefonemas para a autarquia.

"Nós procuramos traçar nosso mapeamento, mas a participação da população é fundamental, nos ajudando e indicando locais onde ocorrem irregularidades", relatou o presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso Cunha.

A operação ocorreu nas ruas Barão de Amazonas, Visconde de Sepetiba, São João, São Pedro, Visconde do Uruguai, Coronel Gomes Machado, da Conceição e Eduardo Luiz Gomes, além da Avenida Amaral Peixoto e praça do Rink.

Fonte: Prefeitura de Niterói



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Muitos obstáculos nas ruas do Ingá

Patrícia Vivas

As pessoas que costumam circular pelas ruas do bairro em cadeiras de rodas ou empurrando carrinhos de bebê sofrem com os muitos obstáculos encontrados ao longo do caminho. Foto: Marcelo Feitosa


Buracos, postes no meio das calçadas estreitas e carros indevidamente estacionados são apenas alguns dos contratempos

Moradores e frequentadores do Ingá enfrentam problemas com falta de espaço e danos nas calçadas do bairro, na Zona Sul de Niterói. Segundo denúncia realizada por eles, cadeirantes e mães que precisam passar com carrinhos de bebê mal conseguem subir nas calçadas, pois as rampas estão em péssimas condições, e quando conseguem, precisam desviar de postes, árvores e buracos no meio do caminho, além de veículos estacionados indevidamente.

Na Rua Tiradentes é possível encontrar buracos na calçada por toda a extensão e as rampas também estão danificadas. Segundo a aeroviária Silvia Leal, de 56 anos, que empurrava a mãe de 79 anos na cadeira de rodas, em todo o bairro é possível encontrar trechos com problemas.

“Além da Rua Tiradentes, a Rua Nilo Peçanha também tem bastante buracos. E várias outras. Mas se os problemas que enfrentamos fossem apenas esses, seria menos pior, porque a população também é muito mal-educada e estaciona em frente às rampas, passeia com o cachorro e não limpa as fezes. E também tem os caminhões que realizam carga e descarga em locais proibidos, é um horror. Como se não bastasse o cadeirante ter a dificuldade de ser cadeirante, ainda precisa lidar com esse tipo de situação”, lamenta Silvia.

Na Rua Presidente Pedreira, uma das principais do Ingá, também é possível encontrar obstáculos no meio da calçada, como postes e árvores. Além da calçada ser estreita não é difícil encontrar carros estacionados sobre ela, dificultando ainda mais a passagem. Moradora do bairro e mãe de duas crianças, uma de três e outra de sete meses de idade, Jessica Delfin, de 23 anos, fala sobre a dificuldade encontrada diariamente.

“O problema é no bairro praticamente todo, pois as calçadas do Ingá ou são muito estreitas ou esburacadas, com alguma coisa no meio do caminho. Passear com as minhas filhas tem sido um desafio, pois o carrinho de bebê não passa em alguns trechos, e passear com duas crianças no meio da rua é perigoso demais. Na Rua Visconde de Moraes e na Rua Presidente Pedreira é sempre um dificuldade muito grande pra passar”, reclama Jessica.

Sobre as calçadas esburacadas, a Secretaria de Ordem Pública enviará uma equipe ao local para avaliar a situação e verificar quais medidas devem ser adotadas.

Em relação à rampa de subida danificada, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos informa que está realizando a reforma das rampas de acessibilidade, em parceria com a Secretaria de Acessibilidade, enquadrando-as no novo padrão. No momento a equipe está trabalhando no Centro de Niterói, no Terminal Sul e na Av. Rio Branco. A Rua Tiradentes também está na programação.

Sobre os postes da Presidente Pedreira, a Prefeitura informa que eles estão no alinhamento antigo da calçada. Existem estudos para alargamento de vias da cidade, a exemplo do que está acontecendo com a Benjamin Constant.

Fonte: O Fluminense


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