quarta-feira, 9 de julho de 2014

Assinada ordem de início das obras da Plataforma Urbana Digital da Engenhoca


 
 
Na solenidade também foi anunciada a construção de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) na comunidade Coronel Leôncio, no bairro
 
 



Foi assinada na noite desta segunda-feira (7/7) a ordem de início para a obra da Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, na Zona Norte da cidade, e o termo de desapropriação de um terreno na comunidade Coronel Leôncio, no bairro, onde a prefeitura irá construir uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI).

A solenidade de assinatura foi realizada no terreno localizado no Largo São Jorge, a principal praça da Engenhoca, onde será construída a plataforma. A iniciativa integra o Programa Niterói Digital, cujo objetivo é democratizar o acesso e o uso das tecnologias da informação e comunicação nas regiões e bairros populares do município. O espaço, previsto para ser inaugurado em maio de 2015, é o segundo implantado pela atual gestão – a primeira plataforma está instalada desde março no Maquinho, no Morro do Palácio, no Ingá.

A Plataforma Digital da Engenhoca contará com telecentro (espaço de universalização digital e de acesso à Internet), estúdio de áudio ( gravação, edição de áudio, com vistas à criação futura de uma rádio comunitária), cinema comunitário (para exposição de filmes, shows e outras atividades formativas e de entretenimento), midiateca (sala de jogos interativos e educacionais), cursos de língua estrangeira na modalidade à distância; cursos de fotografia, entre outras atividades.

O chefe do Executivo municipal destacou a importância da instalação da plataforma na vida dos moradores da Engenhoca. "A Engenhoca é um bairro muito especial da Zona Norte de Niterói e durante anos sua principal praça ficou abandonada. Nós desapropriamos este terreno e aqui construiremos a Plataforma Urbana Digital, um equipamento com design moderno, mas o mais importante é que será um espaço que dará oportunidade de qualificação para a juventude. Termos aqui polo de audiovisual, escola de informática, cursos de qualificação profissional e um cinema comunitário. Será um equipamento que vai requalificar do ponto de vista social e urbano toda essa região", afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros falou sobre as atividades que serão oferecidas pela plataforma, favorecendo e permitindo o acesso da parcela socialmente mais vulnerável da população às tecnologias digitais.

"Não basta apenas criar o equipamento, ele tem que ser utilizado também para a formação. Aqui nós teremos cursos que serão ministrados dentro do programa Pronatec, com o objetivo de qualificar e oferecer iniciação profissional aos moradores do bairro, especialmente aos jovens", disse.


UMEI da Coronel Leôncio atenderá a 160 crianças

Na solenidade, o prefeito da cidade anunciou para o segundo semestre o início das obras da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) que será construída na comunidade Coronel Leôncio, na Engenhoca.

A unidade, que será inaugurada em 2015, terá um investimento de R$ 2,8 milhões e atenderá a 160 crianças a partir dos 3 anos. A UMEI terá oito salas de aula, espaço multimeios, entre outras instalações, e fará o reaproveitamento da água da chuva e energia solar.

"A Coronel Leôncio é uma das comunidades mais importantes da Engenhoca. Estou muito feliz de estar aqui hoje para, além de assinar o início das obras da plataforma digital, anunciar a construção da UMEI neste bairro, que há muito tempo precisa de um equipamento desta importância para atender às famílias desta região", destacou Rodrigo Neves.

Também participaram da solenidade o secretário municipal de Obras, Domício Mascarenhas; o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes; o subsecretário municipal de Ciência e Tecnologia, Luiz Andrade; os vereadores Renato Carrielo e José Vicente, entre outras autoridades, além de lideranças comunitárias.


Fonte: Prefeitura de Niterói

--------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura de Niterói inaugura Centro de Oportunidades e Cidadania Digital em Santa Bárbara




Prefeitura de Niterói inaugura Plataforma Urbana Digital no Morro do Palácio

Cidade terá duas Plataformas Urbanas Digitais
 
Praça da Cantareira recebe internet gratuita pelo programa Niterói Digital
 
Cidade digital: Niterói deve ter 125 pontos de Wi-Fi gratuito




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.