terça-feira, 29 de julho de 2014

Itacoatiara Pró 2014 termina com vitória de Jared Houston


O competidor Jared Houston foi o grande vencedor na disputa contra Pierre-Louis Costes. Foto: Divulgação

Israel Salas também mostrou muita sintonia com os tubos para chegar às oitavas da segunda etapa do Circuito Mundial de Bodyboard em Itacoatiara.Foto: Divulgação / Tony D’Andrea


Matheus Oliveira

A segunda etapa do Circuito Mundial de Bodyboard realizado na Praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói, terminou na tarde desta terça-feira no quarto dia de competição

Não era o litoral africano, onde surfa desde os 11 anos, porém o cenário da praia de Itacoatiara inspirou o sul-africano Jared Houston, que com técnica e talento para atacar as ondas desbancou grandes nomes do bodyboard mundial como o francês campeão mundial Pierre Louis Costes e conquistou nesta terça-feira (29) o primeiro lugar no Itacotiara Pro, etapa do Circuito Mundial de Bodyboard, disputada no templo do suf niteroiense.

Com a praia lotada, tempo bom e ondulações inferiores aos outros dias de competição, o clima de decisão e a expectativa tomou conta dos dezesseis atletas que participaram do último dia de competições na Cidade Sorriso.

Com as ondas mais baixas, as oitavas de final da competição, tiveram boas manobas e a classificação dos seguintes atletas para a fase seguinte: Pierre Louis Costes, Roberto Bruno, Guilherme Tâmega, Sérgio Luis, Mike Stewart, Jared Houston, Francirley Ferreira e Amaury Lavernhe

Nas quartas de final, o francês Pierre Louis Costes superou Roberto Bruno. Na sequencia, o hexacampeão mundial, Guilherme Tâmega encarou a revelação Sergio Luis, em uma bateria decidida apenas nos momentos finais e com vitória do novato , causando surpresa a todos que acompanhavam o evento. Após a derrota, Tâmega creditou a derrota ao alto nível dos competidores.

“Toda a fase do evento foi difícil e o nível é muito alto. O Sérgio é um cara da nova geração e fez uma grande bateria. Ele mostrou que bodyboard é isso. Às vezes você pensa que está bem e acaba surpreendido. Agora é manter o foco e melhorar meu desempenho nas próximas etapas do Circuito Mundial”, afirmou.

Nas outras baterias, Jared Houston superou o australiano Mike Stewart e o atleta de Ilhas Reunião, Amaury Lavernhe venceu o brasileiro Francirley Ferreira.

Nas semifinais com alternância de liderança e notas altas, Sergio Luis e Jean Louis Cortes, disputaram uma vaga na decisão até os momentos finais da bateria, quando o francês conseguiu uma excelente manobra que lhe rendeu um 9,0 e se garantiu na grande decisão.

Apesar da eliminação, o carioca Sergio Luis, conquistou seu primeiro pódio no circuito mundial e foi o melhor brasileiro na competição ao alcançar o tercero lugar no evento.

“A semifinal foi muito disputada e fico feliz de ter surfado de igual para igual com um campeão mundial. E para mim esse resultado é uma vitória. Deixei o Jean Louis solto para pegar as ondas. Mas fica o aprendizado. Espero buscar patrocínios para disputar as próximas etapas e conquistar resultados ainda melhores”,destacou.

Na outra semifinal, Jared Houston dominou e venceu com tranquilidade Amury Lavernhe, vencedor do Itacoatia Pro em 2013.Na grande decisão, os surfistas apostaram ,por aguardar as maiores ondas e tentar manobras mais difícieis. Costes iniciou na liderança, porém Houston inverteu a posição e com a soma de 13,65, comemorou a conquista, dando o troco de uma derrota sofrida para o rival em 2012.

Ao final do evento, o vencedor levou um prêmio de US$ 8 mil dólares e 1.800 pontos no ranking mundial.


Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.