domingo, 21 de julho de 2013

Prefeitura de Niterói e moradores de Camboinhas debatem melhorias para a Região Oceânica






Cerca de 100 moradores de Camboinhas receberam, na noite desta sexta-feira (19/07), na sede social da Soprecam, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, para a terceira edição do projeto “Diálogos da Região Oceânica”.
Além de promover um debate sobre as ações do programa Bairro Novo - lançado em parceria com o Governo do Estado para drenagem, pavimentação, sinalização e reurbanização de 150 ruas da Região Oceânica, até o final de 2016 -, o encontro também abordou temas como o adensamento do bairro, a oferta de serviços de saúde, o abastecimento de água e luz, a proteção ao meio ambiente e a segurança.

"Pelo programa Bairro Novo, vamos receber R$ 88 milhões para obras em 56 quilômetros de vias. Na última semana, conseguimos ainda mais R$ 185 milhões do Governo Federal para ações de infraestrutura. Este é o maior volume de investimentos para drenagem e pavimentação da história de Niterói. E a Região Oceânica vai receber a maior parte desses recursos", garantiu Rodrigo Neves.

Segundo o prefeito, até o fim de 2016, todas as ruas da Região Oceânica estarão pavimentadas.

Adensamento

Muitos moradores de Camboinhas se mostraram preocupados com a construção de empreendimentos imobiliários que podem aumentar em quase 50%, no próximo ano, o número de moradores do bairro. Sobre o assunto, Rodrigo Neves assumiu um compromisso.



"Vou repassar essa demanda para a secretária de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, para elaborarmos um plano de ação específico para a região com relação ao adensamento populacional. Vamos marcar uma nova reunião em alguns meses para apresentar essas medidas a vocês" , afirmou o prefeito.

Saúde
Questionado sobre o atendimento na Unidade de Urgência Mario Monteiro, em Itaipu, o prefeito anunciou que a unidade teve seu projeto de reforma e modernização aprovado junto ao Ministério da Saúde e que a partir do próximo mês já deve receber recursos para sua qualificação. A unidade será adaptada para o perfil de atendimento de uma UPA.

"Eu inaugurei o Mario Monteiro na minha primeira gestão e todos aqui sabem que ela funcionava muito bem. Infelizmente, nos últimos quatro anos ela foi sucateada, como toda a rede de saúde. Reconstruir é um processo muito mais difícil e demorado, mas estamos nos esforçando, com uma nova direção e muita vontade de acertar. A unidade ainda não está como queremos mas já melhorou bastante e é a referência para emergências na Região Oceânica', lembrou o secretário de Saúde, Chico D'Angelo.

Abastecimento
Rodrigo Neves afirmou que, embora as concessões para empresas de água e luz sejam estaduais ou federais, a prefeitura tem atuado fortemente na fiscalização da prestação desses serviços. Por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, têm sido organizadas reuniões com a Ampla e a Águas de Niterói para prestação de contas e criação de planejamentos de expansão das redes, em especial na Região Oceânica.

Meio Ambiente


O vice-prefeito, Axel Grael, recebeu sugestões sobre a proteção ao meio ambiente em Camboinhas. Axel também comentou sobre os estudos para obras de macrodrenagem na região (em particular no Bairro Santo Antônio) e em alguns pontos de Icaraí.

"Nós acabamos de contratar um escritório para avaliar o que nós já temos de projetos e apresentar uma solução adequada para a questão da macrodrenagem na Região Oceânica e em alguns pontos de Icaraí. São locais que sofrem muito quando chove, ficam inundados. Em três meses teremos uma resposta para esse problema", afirmou o vice-prefeito.

Segurança
O prefeito Rodrigo Neves anunciou que o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) será contruído em Itaipu, onde funciona a sede da Administração Regional. Este será um espaço de troca de informações estratégicas entre diversas forças policiais. Além disso, o CISP vai monitorar toda a cidade através de cabeamento de fibra ótica, com o objetivo de diminuir a criminalidade.

"A Delegacia legal de Itaipu ficará pronta em agosto. Essa é a única delegacia de Niterói que ainda não está totalmente informatizada e modernizada. Com isso, a criação do CISP na Região Oceânica e a vinda de uma UPP para Niterói, já em negociação com o estado, nossa expectativa é muito positiva", pontuou o prefeito.

"Diálogos com a Região Oceânica"
A próxima reunião do projeto “Diálogos da Região Oceânica” acontece no dia 26 de julho, às 19 horas, no colégio Portugal Neves, em Piratininga.

Estiveram ainda presentes no encontro desta sexta-feira, a secretária executiva da prefeitura, Maria Celia Vasconcellos; a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes; o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Jardim; o secretário municipal de Integração Social, Anderson Rodrigues; o subsecretário municipal de Infraestrutura, Pedro Vianna; o administrador regional Carlos Roberto Boechat; o vereador Jayme Suzuki.


Fonte:
Prefeitura Municipal de Niterói

2 comentários:

  1. Estive na reuniao em Camboinhas. Após indagar sobre $/m2 e tipo de pavimento, fui informado que quem sabe é o Gov.Estado, pois a verba vem de lá. Desculpem-me, mas não é a forma mais responsável de fiscalizar a correta e honesta aplicacao do dinheiro público. Queremos, ainda que sejamos apenas 100 ou 200 cidadãos conscientes, ajudar a fiscalizar e evitar o mal uso de já parcos recursos, mas precisamos da ajuda de vcs autoridades. Sugiro a publicação no site da Prefeitura, aqui em seu Blog, nos sites dos Conselhos Comunitários, Facebook, Jornal O Fluminense, panfletos e etc. um mapa da regiao com a marcação das ruas arbitradamente escolhidas e suas dimensões. Não é difícil. Afinal, se já sabem que são 150 ruas e que são 56km, é porque já sabem a largura de cada uma delas. Consequentemente já sabem quais são as ruas. Tolero não ser um dos beneficiados diretos, desde que seja para benefício de outros em situação pior. Nao para disperdício ou enriquecimento ilícito. Queremos fiscalizar estas obras de perto. Ajudem-nos de verdade. Queremos políticos em quem possamos confiar nossa "loja", pois não somos 500 mil clientes, mas 500 mil patrões. Estes podem ser vcs. Obrigado pela atenção. Mauricio@gogui.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Axel, gostaria de saber, se haverá concurso público para provimento de vagas para o CISP na região oceânica.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.