sábado, 27 de julho de 2013

Conferência vai traçar plano de metas para a cultura em Niterói


Centro de cinema. Erguido em 2006, a R$ 12 milhões, só recebeu um evento. Hudson Pontes/3-4-2013

Encontro quer estabelecer diretrizes para investimentos em arte e entretenimento nos próximos dez anos.

NITERÓI - Enquanto aguarda a reabertura de importantes equipamentos culturais, como o Teatro Popular, o Centro Petrobras de Cinema e o Cine UFF, os niteroienses terão a oportunidade de debater com representantes da prefeitura o futuro da arte e do entretenimento na cidade. No próximo fim de semana, Niterói realizará a sua terceira Conferência Municipal de Cultura.

A principal meta do encontro é elaborar o Plano Municipal de Cultura. Caberá a este programa estabelecer as diretrizes para os investimentos no setor nos próximos dez anos. Espera-se também que outro legado da reunião seja a regulamentação do Fundo Municipal de Cultura, que definirá as regras para a captação e aplicação de verba, baseado sempre nas orientações do plano, cuja conclusão está prevista para um mês após a conferência.

- O plano vai ter metas para dez anos. Será elaborado após a conferência, a partir das propostas dos grupos de trabalho. Vamos definir, para o fundo, de onde virão os recursos, se da prefeitura, de empresas... Essa verba será gerida pelo Conselho de Cultura, direcionada conforme a sinalização do próprio conselho e do plano - garante o subsecretário de Cultura, Cláudio Salles.

- O compromisso da prefeitura é alinhar Niterói ao Sistema Nacional de Cultura. Para isso, a cidade precisa elaborar o próprio Sistema Municipal de Cultura, criando o fundo e o plano, que serão enviados à Câmara dos Vereadores ainda este ano. Por fim, também queremos chegar à proposição de uma lei municipal de incentivo à cultura.

De concreto mesmo entre o que será discutido está a escolha dos representantes de Niterói que participarão das conferências estadual, em setembro; e nacional, em novembro.

Liceu Nilo Peçanha receberá 19 mesas de discussões

Diferentemente da ideia inicial, a conferência não vai realizar a eleição dos novos integrantes do Conselho Municipal de Cultura, grupo responsável pela organização do evento. O mandato dos representantes terminou no ano passado, mas o novo pleito foi adiado para depois da conferência.

- Preferimos não eleger a nova composição do conselho durante o evento justamente para o foco das discussões ser unicamente a cultura. A eleição acontecerá um mês depois da conferência - justifica Cláudio Salles, que representa a Secretaria municipal de Cultura no grupo.

Dessa forma, o Teatro Municipal abre as portas na noite da próxima sexta-feira para o início da Conferência Municipal de Cultura. Feiras de artesanato e exibições artísticas, além da apresentação da Companhia de Ballet de Niterói, dividem as atenções com a palestra de Marcelo Pedroso, secretário de Articulação Institucional, do Ministério da Cultura. As discussões ficam para o sábado e o domingo, no Liceu Nilo Peçanha. Todas elas são abertas para a participação popular. A eleição dos delegados para as conferências estadual e nacional acontecerá por último, no fim do encontro.

No sábado, às 9h, será feita a leitura do regimento da conferência e, em seguida, começarão os grupos de trabalho temáticos. Foram definidas 19 mesas voltadas para áreas tradicionais como cinema, teatro, dança e circo, por exemplo, mas também expoentes do século XXI, como a indústria criativa, o mercado cultural e a cultura urbana.

À tarde, e também no domingo, os debates vão focar as regras para a consolidação do Sistema Municipal de Cultura e os caminhos para o desenvolvimento do setor na cidade.

Todos os grupos de trabalho devem aprovar textos com recomendações para o setor. No final, às 18h30m, os representantes da cidade serão eleitos.

- Os sistemas nacional e municipal de Cultura são formas mais democráticas de gerenciar o setor com participação popular. A meta é transformar o Conselho de Cultura da cidade em um órgão deliberativo. E a Secretaria não está voltada somente para os profissionais do ramo: é para todo cidadão. Então, estamos criando mecanismos mais transparentes para a sociedade poder dizer o que é mais importante para ela, e isso servir de referência para os nossos investimentos - explica o subsecretário.

Maiores de 16 anos podem se inscrever para participar dos debates. É preciso procurar a sede da Secretaria de Cultura (Rua Presidente Pedreira 98), das 10h às 18h, até quinta. No dia seguinte, as inscrições serão feitas no Teatro Municipal; e, no sábado, no Liceu, até o meio-dia. Também é possível confirmar presença pela internet <culturaniteroi.com.br/smc>.

Fonte: O Globo Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.