Barcos preparados para velejar na sede do Projeto Grael, em Jurujuba, Niterói-RJ. Foto de Axel Grael, acervo do Projeto Grael. |
NOME PARECIDO COM INSTITUTO RUMO NÁUTICO - PESSOA JURÍDICA DO PROJETO GRAEL - CAUSA CONFUSÃO.
Nos últimos dias, mais uma denúncia de irregularidades com recursos públicos e envolvendo ONGs ganhou as manchetes dos principais jornais e TVs.
Desta vez, as baterias voltaram-se contra o Ministério do Esporte e o seu mais importante programa - PROGRAMA SEGUNDO TEMPO - que repassa recursos para prefeituras e ONGs para o desenvolvimento de atividades de esporte social com jovens e crianças.
Em meio à cobertura jornalística do caso, surgiu uma relação de organizações que estariam sendo investigadas por supostas irregularidades.
Dentre as organizações citadas, incluiu-se o Instituto Rumo Certo (veja aqui uma das matérias veiculadas), que atua na Rocinha, Cidade do Rio de Janeiro. A semelhança com o nome da nossa organização INSTITUTO RUMO NÁUTICO tem causado confusão para algumas pessoas e, portanto, decidimos aqui esclarecer: não é a nossa organização, não há qualquer vínculo institucional entre estas entidades, não conhecemos as pessoas ou o trabalho lá realizado.
O nome da pessoa jurídica responsável pelo PROJETO GRAEL é INSTITUTO RUMO NÁUTICO, com sede em Niterói-RJ. O Projeto Grael nunca recebeu recursos do Programa Segundo Tempo, não tem qualquer pendência com o Ministério do Esporte ou com qualquer outro órgão do Governo Federal.
PROJETO GRAEL
O Projeto Grael surgiu em 1998, por iniciativa dos velejadores medalhistas olímpicos Torben Grael, Lars Grael, Marcelo Ferreira, com a minha colaboração e de outros velejadores. O Projeto Grael, que tem sede em Niterói (RJ) e um núcleo em Três Marias (MG), oferece uma oportunidade para estudantes da rede pública de educação para desenvolverem-se em esportes náuticos como a vela, aprender profissões relacionadas aos mercado náutico (fibra de vidro, eletrônica, marcenaria, capotaria, mecânia Diesel e de motores de popa e refrigeração) e promove atividades ambientais (Baía de Guanabara, Águas Limpas), cursos de meteorologia, oceanografia, etc.
Desde a sua inauguração, o Projeto Grael já ofereceu mais de 12.000 oportunidades e já conquistou reconhecimento e prêmios no Brasil e no exterior.
INSTITUTO RUMO NÁUTICO
Projeto Grael é nome pelo qual a iniciativa tornou-se conhecida pelo público, uma vez que desde a sua origem, faz parte de uma conjunto de parcerias que a Prefeitura de Niterói mantém com projetos de esporte social desenvolvidos por atletas da cidade, como Gerson (futebol), Fernanda Keller (triatlo), Tatui (surfe) e Gugu (voltado para a terceira idade). Em 2000, os fundadores do Projeto Grael criaram o Instituto Rumo Náutico, uma associação civil, de direito privado, de fins não econômicos e reconhecida pelo governo federal como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. O Conselho Diretor do Instituto Rumo Náutico decidiu manter PROJETO GRAEL como nome de fantasia da organização.
GOVERNANÇA: o Instituto Rumo Náutico "não tem dono", mas vários donos. Conta com um processo de governança orgânico, democrático e formal. Possui associados com direito a voto em Assembléias anuais que escolhem o seu presidente, vice-presidente, membros do Conselho Diretor e Conselho Fiscal.
GESTÃO: o Instituto Rumo Náutico possui sede própria, uma gestão profissional, eficiente e transparente e conta com uma equipe de cerca de 70 profissionais, cumprindo estritamente as normas trabalhistas e administrativas vigentes. As contas do Instituto são fiscalizadas por instâncias internas e externas.
RECURSOS: o Instituto Rumo Náutico possui um orçamento anual de cerca de R$ 1,5 milhões. Cerca de 80% dos recursos são originados de patrocinadores privados, sendo que boa parte desses recursos chegam através de sistemas de incentivos fiscais. Os repasses da Prefeitura de Niterói constituem-se cerca de 20% deste orçamento.
Axel Schmidt Grael
Presidente
Instituto Rumo Náutico (PROJETO GRAEL)
-----------------------------------------------------------
Saiba mais sobre o Projeto Grael em: http://www.projetograel.org.br/ ou em postagens aqui no Blog do Axel Grael.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.