quarta-feira, 12 de outubro de 2011

DESASTRES NATURAIS: Lançado um manual sobre deslizamento de encostas.


DESLIZAMENTOS EM ENCOSTAS DA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO: uma nova temporada de chuvas se aproxima sem que se tenham afastado o trauma e o risco de novos episódios como os experimentados recentemente na Região Serrana do Rio de Janeiro e em Niterói. O Manual recentemente lançado ajuda a entender os riscos, as consequência e a prevenção dos deslizamentos de encostas.

Acaba de ser lançada a versão em português do Manual de Deslizamento – Um Guia Para a Compreensão de Deslizamentos, produzida pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos e do Canadá e publicado no Brasil por meio de uma doação da Global Facility for Disaster Reduction and Recovery, GFDRR e do Banco Mundial (The World Bank). A tradução do manual para o português é do engenheiro civil e geotécnico, Paulo Rogério, e do professor da FURB, Juarês Aumond, geólogo e doutor em engenharia civil.

O conteúdo do livro caracteriza e descreve como ocorrem os deslizamentos, estimulando a compreensão e a precaução. O manual traz, ainda, informações básicas, conceitos, abordagens e ferramentas para a avaliação dos deslizamentos. “Este manual apresenta para a comunidade científica, tomadores de decisão e sociedade um texto internacional que visa esclarecer e orientar a população, órgãos e instituições sobre medidas mitigadoras, causas e consequências dos fenômenos de inundações, enxurradas e deslizamentos”, escrevem Paulo Rogério e Juarês Aumond na introdução à edição brasileira da obra.

“É o primeiro manual sobre o tema em âmbito mundial”, afirma o professor Aumond, que preparou, com a EDIFURB, uma versão ampliada da obra, incluindo conteúdos elaborados a partir das tragédias ocorridas em Santa Catarina e no Rio de Janeiro.

Fonte: Blumenau Notícias

--------------------------------

Acesse o Manual em pdf, disponibilizado pelo GFDRR/Banco Mundial.

Um comentário:

  1. MARIA IVONICE SACRAMENTO DE ALMEIDA13 de outubro de 2011 às 22:20

    ESSE DRAMA SE REPETE TODO ANO.SÃO MUITAS FAMILIAS QUE CONSTROEM EM ÁREAS DE RISCO E AUTORIDADE NENHUMA CHEGA PARA ORIENTAR.TODOS PRECISAM DE UM LAR E SE SUJEITAM A MORAR EM LUGARES SEM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE SOBREVIVEREM A UMA CATÁSTROFE.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.