Lars Grael (no leme) e Samuel Gonçalves "ralando" na escora. Foto de Fred Hoffmann. |
Lars Grael e Samuel Gonçalves lideram regata no contravento. Foto de Fred Hoffmann. |
Feras reunidas
No fim de semana que passou (14 a 16 de outubro), o Rio Yacht Club recebeu 23 barcos da Classe Star, que disputaram o Campeonato Estadual 2011. A Enseada de Jurujuba recebeu 14 medalhas olímpicas na raia:
- Torben Grael (maior medalhista olímpico do Brasil: 2 de ouro, 1 de prata e duas de bronze)
- Marcelo Ferreira (três medalhas olímpicas como proeiro de Torben Grael: duas de ouro e uma de bronze).
- Lars Grael (medalha de bronze na Classe Tornado em Seul e Atlanta)
- Eduardo Penido (medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Moscou)
- Bruno Prada (medalha de prata em Pequim como proeiro de Robert Scheidt) e
- Peter Ficker (medalha de bronze nos Jogos de Montreal (1976), na Classe Flying Dutchman.
- Além destes medalhistas, Clínio de Freitas, medalhista em Seul como proeiro de Lars, ajudou na organização, dando suporte às regatas operando um dos botes de suporte à Comissão de Regatas.
Ao todo eram 46 velejadores, de 4 estados (RJ; SP; DF; RS), que disputaram 6 regatas em condições bem variadas: vento fraco e rondado, ventos médios e muita chuva.
O resultado foi uma dobradinha de Niterói e da família Grael:
1o lugar: Lars Grael e Samuel Gonçalves
2o lugar: Torben Grael e Marcelo Ferreira
3o lugar: Dino Pascolato e Henry Boenning
Projeto Grael comemora
Além da vitória de Lars e o vice-campeonato de Torben e Marcelo - todos fundadores do Projeto Grael, a organização comemora também a vitória do velejador Samuel Gonçalves, que estreiou com o pé-direito como proeiro de Lars. Samuel é "cria da casa". Aprendeu a velejar no Projeto Grael e, talentoso, vem acumulando sucessos. Além de títulos na Classe Ranger e outras, Samuel, com outros três velejadores do Projeto Grael e outros tripulantes sulafricanos, venceu a Regata Cape Town-Rio.
O campeão Lars Grael enalteceu a organização do Campeonato, elogiando e agradecendo a comodoro do Rio Yacht Club, Patsy Ferreira, além de seus auxiliares como a diretora de Vela, Claudia Swan Freitas e o Diretor de Garagem Rafael Franco, além de todos os funcionários, barqueiros e sócios que torceram nos piers.
Centenários motivaram o clima de festa
Além da competição, o RYC ofereceu uma animada programação social, que trouxe para confraternizar com os competidores ilustres ex-staristas como Harry Adler; Erik & Axel Schmidt; Simão (Comodoro do ICRJ); Luiz Amaro Veiga (Baixinho) e Bill Hasselmann, carinhosamente chamado por todos por Tio Bill (ex-proeiro do Mario Inneco).
A presença destes velejadores que fizeram história da classe Star no Brasil prestigiou a categoria que neste ano comemora o seu primeiro Centenário. Também o Rio Yacht Club, mais tradicional clube da vela nacional, prepara-se para comemorar o seu centenário, que acontecerá em 2014.
Tradição
Com esta motivação, o Rio Yacht Club organizou uma exposição para comemorar as suas conquistas na vela e na classe Star. Poucas vezes houve oportunidade de se ver tantas medalhas olímpicas juntas. Um orgulho para os sócios do Rio Yacht Clube para a vela niteroiense e nacional.
Troféus e medalhas puderam ser apreciadas pelos visitantes. Foto de Axel Grael. |
O Rio Yacht Club agradece o apoio da LIGHT, cujo patrocínio permitiu que o evento obtivesse o reconhecido sucesso!!!
Parabéns ao RYC, à FEVERJ e ao 7ª Distrito da Classe Star.
-----------------------------------
Saiba mais sobre o evento em postagens aqui no BLOG do Axel Grael.
Shoooow de bola!
ResponderExcluirParabéns aos velejadores que ficaram no pódium e aos demais pela participação...
ResponderExcluirNiterói na dobradinha...não tem pra ninguém!!!