A WORLD SAILING, órgão máximo do esporte da Vela mundial, está recebendo votos para escolher o Velejador do Ano 2025 (Rolex World Sailor of the Year 2025), o maior reconhecimento que um velejador pode receber pela sua atuação e pela sua contribuição ao esporte da Vela.
O Brasil concorre ao prêmio com dois nomes entre os finalistas: Martine Grael (Velejadora do Ano, 2025) e Projeto Grael (Prêmio de Sustentabilidade e Impacto Social)
A ESCOLHA ESTÁ NAS SUAS MÃOS. VOCÊ PODE AJUDAR VOTANDO.
Saiba mais, a seguir:
MARTINE GRAEL: candidata a Melhor Velejadora do Ano
Martine Grael |
Em 2025, Martine Grael ganhou grande destaque mais uma vez pelo seu pioneirismo, por ser a primeira mulher a comandar uma equipe no SailGP, uma das mais sofisticadas e tecnológicas categorias da vela mundial. Martine lidera a equipe Mubadala Brazil, a primeira participação de um país latino-americano na competição, que mesmo sendo a temporada de estreia, já venceu duas regatas. Dentre outros tripulantes, Martine conta com o irmão Marco Grael, que também faz parte da tripulação brasileira.
Um dos grandes nomes da vela mundial, Martine mantém a tradição da família Grael (filha de Torben Grael, 5 medalhas olímpicas) e já conquistou duas medalhas de ouro olímpico para o Brasil (Rio, 2016 e Tóquio, 2020) e um campeonato mundial na Classe 49erFX, ao lado de Kahena Kunze. Martine também foi a primeira brasileira a participar da Regata de Volta ao Mundo (Volvo Ocean Race), em 2018.
Martine já venceu o Prêmio, em 2014, honraria também conquistada por Torben Grael, em 2009, ano que venceu a Regata de Volta ao Mundo.
Velejadores do Projeto Grael. |
PROJETO GRAEL: candidato ao Prêmio de Sustentabilidade e Impacto Social
O Projeto Grael concorre ao prêmio na categoria World Sailing 11th Hour Racing Impact Award, que reconhece iniciativas de sustentabilidade e de impacto social, que tenham a vela como base de atuação.
Fundado pela família Grael, em 1998, o Projeto Grael tem por objetivo dar acesso a estudantes da rede pública de educação aos esportes náuticos, atendendo participantes entre 9 e 29 anos. O Projeto Grael oferece oportunidades nas seguintes áreas:
- Esportes náuticos: vela, remo e canoagem;
- Cursos profissionalizantes, com oficinas de: Fibra de Vidro, Carpintaria, Mecânica de Motor de Popa, Mecânica de Motor Diesel, Instalações Elétricas Náuticas, Instalações Elétricas com ênfase em Energia Fotovoltaica, Capotaria Náutica. O foco do trabalho é preparar para o primeiro emprego e o pilar profissionalizante já inseriu no mercado de trabalho cerca de 4.200 jovens.
- Programa Ambiental: através da prática esportiva náutica surge o interesse e a sensibilidade para os temas ambientais. Por isso, promovemos atividades com o foco prioritário na Baía de Guanabara, sua biodiversidade, sua qualidade ambiental e questões relacionadas à realidade socioambiental.
Para votar, acesse o link e escolha as candidaturas de Martine Grael e do Projeto Grael. Na página, clique no botão "CAST YOUR VOTE NOW", depois vá descendo clicando na seta na parte de baixo e à direita da página e, enfim, escolha dentre os finalistas de cada categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.