Tive a feliz oportunidade de ser entrevistado por Raul Cézar Ribeiro, do programa "Uma Prosa na Terrinha Querida", na Rádio Cultura Regional, de Dois Córregos, no interior de São Paulo.
Dois Córregos, hoje com cerca de 25 mil habitantes, é a cidade natal do meu saudoso pai, Dickson Melges Grael, nascido em 1922. Meu avô, Romão Grael, era dono de uma drogaria que se chamava "Drograel". Muito conhecido na cidade, foi prefeito (29/10/1930 a 20/09/1933) e dá o nome a uma das ruas principais da cidade.
Romão Grael, prefeito de Dois Córregos (SP), de 1930 a 1933. Foto da Galeria de Prefeitos. |
Um detalhe interessante é que ser farmacêutico naquela época demandava muitos conhecimentos sobre a natureza, pois muitos medicamentos eram naturais e fitoterápicos. Por isso, meu pai dizia que o meu avô Romão era um profundo conhecedor de botânica. Daí posso ter herdado o meu interesse pelo meio ambiente e a trajetória ambientalista, a minha profissão de engenharia florestal e a minha atuação como prefeito. Sempre lamentei muito não tê-lo conhecido, uma vez que ele faleceu antes de eu nascer.
Saiba um pouco mais sobre a história de Dois Córregos
Meu pai migrou muito jovem para Niterói e, com ele, vieram seus irmãos e depois a minha avó, Luiza, conhecida como Vó Nenê. Com isso, infelizmente, tivemos pouco contato com a cidade. Só estive lá uma vez e muito rapidamente.
Apesar disso, desde cedo, aprendemos a amar Dois Córregos, graças às histórias e relatos do meu pai, dos tios e dos demais familiares e amigos dois-correguenses que nos visitavam. Lembro com saudades do jornal "O Democrático", que meu pai era assinante e nos trazia notícias da região.
Dois Córregos (SP). Foto da internet. |
A entrevista a Raul Cezar Ribeiro versou sobre a trajetória da família, sobre as conquistas esportivas dos meus irmãos Torben e Lars, sobre a nova geração de campeões com Martine, Marco, Nicholas, sobre a minha gestão como prefeito de Niterói (2021-2024), sobre temas da gestão pública, além de falar sobre sustentabilidade e clima.
Quero aqui agradecer a Rádio Cultura Regional por permitir esse passeio e reaproximação com Dois Córregos, mesmo que, dessa vez, de forma apenas digital. Que venham oportunidades de estar mais uma vez por aquelas terras.
Um abraço aos nossos parentes e a toda a população de Dois Córregos.
Axel Grael
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.