A Prefeitura de Niterói está implantando uma infraestrutura esportiva de grande porte no Centro da cidade.
São duas iniciativas: o Parque Esportivo de Niterói, no espaço da Concha Acústica, e o Parque de Atletismo da UFF, com as obras sendo desenvolvidas pela Prefeitura em parceria com a universidade. As obras compõem um conjunto de intervenções previstas no Plano Niterói 450 Anos, para a revitalização do Centro de Niterói, que incluem também os seguintes investimentos:
- requalificação da Avenida Visconde do Rio Branco, cujas obras estão em andamento e abrange intervenções desde o Mercado de Peixe São Pedro até o Forte Gragoatá, incluindo a nova Praça Arariboia e a ampliação do Bicicletário Arariboia
- Novo Centro, com obras de urbanização ligando o Caminho Niemeyer às ruas Marquês de Caxias, Saldanha Marinho e Doutor Fróes da Cruz
- Restauração da Casa Norival de Freitas
- Desapropriação do prédio da Cantareira, que abrigará um centro de formação para a Economia Criativa
- Castelinho do Gragoatá, que sediará o programa Niterói de Bicicleta (em fase de licitação)
- Nova Avenida Amaral Peixoto e Rua da Conceição (em fase final de projeto)
- Museu do Cinema, em fase de projeto.
PARQUE ESPORTIVO DE NITERÓI: entrega da primeira parte das obras na Concha Acústica
Um dia histórico para Niterói!
Entregamos, na última segunda-feira (11), a primeira parte das obras do Parque Esportivo de Niterói, que está sendo construído na Concha Acústica, no Centro da cidade. Completamente revitalizado, o espaço já está com o campo de futebol com grama sintética, quadra poliesportiva, quadras de tênis e vôlei de praia prontos. Foi especial demais celebrar essa entrega, que faz parte do Plano Niterói 450, batendo uma bola com a meninada, ao lado do meu vice-prefeito, Paulo Bagueira, e do vereador e ex-secretário de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Gallo! Trabalhamos muito, desde 2013, para buscar uma solução para este espaço em uma área subaproveitada em uma parte importante da cidade.
A inauguração da nova infraestrutura esportiva é uma entrega que, não só como prefeito, mas também pessoalmente, muito me orgulha. Como se sabe, eu venho de uma família que tem no seu DNA a paixão pelo esporte, com trajetória vitoriosa na vela. Também foi ao lado da minha família que vi, na prática, a capacidade que o esporte tem de criar oportunidades e exercer um papel estratégico na sociedade. O Projeto Grael, que fundei ao lado dos meus irmãos (Torben e Lars Grael), em 1998, está há mais de 25 anos transformando a vida de milhares de jovens e crianças através da vela.
Falando em DNA, vejo no Parque Esportivo de Niterói a marca profunda desta gestão da Prefeitura de Niterói. Veja como, com um investimento de R$ 97,6 milhões, estamos agregando diversos valores importantes para o município. O espaço fica no coração do Centro, por isso, é uma intervenção estratégica na requalificação que estamos promovendo na região. De fácil acesso tanto para niteroienses quanto para visitantes, vai viabilizar que a cidade consolide e amplie seu destaque no esporte, além de atrair para cá eventos esportivos.
Trazendo eventos, poderá projetar o nome de Niterói, movimentando o turismo, a hotelaria, a gastronomia e a economia da nossa cidade de uma forma geral. A cereja do bolo é a atuação que o Parque terá, oferecendo atividades de diversas modalidades. Faremos um trabalho especial para atrair a juventude e a criançada para se iniciarem em atividades esportivas.
Além de sua função de trazer o esporte como socialização, o novo equipamento vai disponibilizar um espaço qualificado para equipes da nossa cidade que disputam ligas, por exemplo, de vôlei, basquete e handebol. Isso é muito bacana e importante, porque Niterói, que já é um grande celeiro de talentos, terá mais um espaço para formar atletas do futuro. Não podemos nos esquecer que daqui saíram campeões como Bruno Souza, do handebol, os triatletas Fernanda Keller e Armando Barcellos, a atleta do salto em altura Aída dos Santos, a jogadora de badminton Fabiana da Silva, Isabel Swan, da vela, e jogadores de futebol como Gerson Canhotinha de Ouro e Edmundo, além da família Grael, com os medalhistas olímpicos Torben, Lars e Martine Grael.
A próxima etapa do Parque Esportivo de Niterói inclui a construção de uma Arena Poliesportiva com capacidade para mais de 2 mil pessoas e a reforma do antigo palco (Concha Acústica), permitindo que o local continue apto a receber shows e eventos. Atividades – O Parque Esportivo de Niterói vai funcionar todos os dias, das 7h às 18h. Serão oferecidas atividades de futebol, futevôlei, Altinha, Voleibol, Basquete, Tênis de Praia, Treino Funcional e Tênis de Quadra. O espaço será aberto para toda a comunidade, com foco em crianças e adolescentes. O equipamento será gerido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer que vai divulgar quando as inscrições estiverem disponíveis. Acompanhe pelas redes sociais da Prefeitura (@niteroipref) e da Secretaria (@esporteelazerniteroi).
Atravessando a rua do Parque Esportivo de Niterói, temos mais um investimento da Prefeitura: é a reforma da pista de atletismo do campus Gragoatá, resultado de uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). A pista será agregada ao novo complexo e está com as obras avançadas.
Tanto o parque esportivo, quanto a pista de atletismo, se integram às outras intervenções estratégicas que estão em andamento nessa parte da orla do Centro de Niterói, uma região histórica, por onde a nossa cidade começou. São diversas obras e projetos para valorizar aquela área. A Prefeitura está investindo em um Novo Centro, com uma grande requalificação da Avenida Visconde do Rio Branco, com a integração do Caminho Niemeyer com o Centro e a revitalização de ruas do Gragoatá. Na região, destacam-se, ainda, a recente abertura do Novo Mercado Municipal de Niterói, o restauro da Casa Norival de Freitas, duplicação do Bicicletário Arariboia, entre outros. Com um cenário mundial de esvaziamento de grandes centros comerciais, a Prefeitura de Niterói tem feito esforços para valorizar sua região central, recuperando os espaços e estimulando novas formas de ocupação e desenvolvimento.
Estou muito animado com a entrega do grande complexo esportivo da cidade e o valor que ele vai agregar para a nossa cidade, sempre com o compromisso de promover a inclusão e a justiça social. A Prefeitura de Niterói segue fazendo seu papel de investir nos niteroienses, principalmente os mais jovens, apostando nas atividades que possam estimular a economia. O Novo Centro retrata nosso compromisso em atrair investimentos e oportunidades de desenvolvimento sustentável para todas as áreas da nossa cidade. Vamos em frente!
Axel GraelPrefeito de Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.