quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Obras de restauração da Casa Norival de Freitas avançam: casarão histórico no Centro de Niterói será sede principal do Aprendiz Musical

 








A Casa Norival de Freitas é uma preciosidade de Niterói. Um espaço histórico no Centro da nossa cidade, que será a sede principal do Programa Aprendiz Musical e que se encontra em fase inicial de restauração, com previsão de obras de um ano e meio e um investimento de R$ 29 milhões.

Em 2019, na gestão do prefeito Rodrigo Neves, a Defesa Civil de Niterói constatou a necessidade de interdição e de escoramento da estrutura da casa Norival de Freitas. Diante disso, foi executado o reforço para impedir o desabamento do prédio, que atualmente está sob a tutela da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Artes de Niterói (FAN).

No ano passado, a Emusa licitou a empresa para realizar a obra de recuperação do prédio dentro das especificações técnicas e restauração dos aspectos históricos. E, no final de 2022, as obras tiveram início e estão avançando!

Visitei o espaço e me impressionei com a riqueza histórica. A casa possui características muito interessantes, que remetem ao período do Centro Antigo, quando era repleto de residências semelhantes a essa. Por ser um imóvel tombado, o projeto de restauro foi elaborado pelo Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePac) do município e enviado para aprovação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).




Para que o direcionamento do trabalho seja realizado da melhor forma possível, as obras contam com muitos especialistas em restauração. O INEPAC seguirá acompanhando as obras com a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, e aprovando cada uma das intervenções a serem feitas.

Por conta da degradação ao longo dos anos, parte dos acabamentos se desprenderam do edifício e caíram no chão. As peças foram recolhidas pela equipe responsável e serão recuperadas. A ideia é reutilizar todos os elementos originais possíveis.

O Programa Aprendiz Musical, ampliado esse ano para atender 7.500 alunos, terá três sedes em diferentes regiões da nossa cidade. A principal será na Casa Norival de Freitas, no Centro, uma na Zona Norte, no Bairro Chic, e outra na Região Oceânica. Uma grande expansão!

Para que a meninada continue com o cronograma de aulas do programa durante as obras nas futuras sedes, a Prefeitura firmou uma parceria com o Conservatório de Música de Niterói, que está sediando o Aprendiz. E essa parceria será aprofundada para garantir que os alunos sejam capacitados pelo centenário conservatório da nossa cidade.

Essa é mais uma obra esperada há muitos anos e que integra o Plano Niterói 450, um conjunto de obras que serão feitas no Centro da nossa cidade. Um dos objetivos é trazer mais gente para morar no bairro. A restauração da Casa Norival de Freitas é também muito importante para o patrimônio cultural de Niterói e gera 90 empregos diretos e 150 indiretos, oferecendo oportunidades e resgatando a história do nosso Centro!

Além da Casa Norival, estamos realizando um conjunto de ações para proteger o patrimônio histórico e cultural da nossa cidade, como é o caso das intervenções que a Prefeitura está fazendo no Cinema Icaraí, na Ilha da Boa Viagem e na Cantareira. A recuperação dessas edificações históricas vai gerar um efeito positivo em todo o entorno e, somada a todas as obras de urbanização, será responsável por uma grande transformação! Vamos em frente!

Axel Grael
Prefeito de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.