terça-feira, 31 de outubro de 2023

RENATURALIZAÇÃO DO RIO JACARÉ: Projeto pioneiro e inovador de restauração de um rio urbano avança em Niterói




Na quarta-feira, 25 de outubro, fiz mais uma vistoria nas obras de Renaturalização da Bacia do Rio Jacaré, na Região Oceânica da cidade, obra que faz parte do Programa Região Oceânica Sustentável - PRO Sustentável. A Prefeitura de Niterói avança em várias frentes de obras, que foram iniciadas em 2022. A previsão é de que as intervenções sejam finalizadas no segundo semestre de 2024.

A transformação do Jacaré num bairro sustentável não se limita ao enorme desafio de restauração do rio, mas inclui também uma série de ações com foco na urbanização e saneamento de várias comunidades ao longo da Estrada Frei Orlando. Além disso, construímos a unidade do Médico de Família, um prédio concebido com todas as técnicas de arquitetura sustentável. Temos ainda o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP Sirkis), que fica no entorno da lagoa onde o Rio Jacaré desemboca. 

O Rio Jacaré tem 5,9 km de extensão e é o principal rio da bacia da Lagoa de Piratininga e a sua recuperação, assim como a implantação do POP Sirkis, são indispensáveis para a despoluição da lagoa. 

O bairro do Jacaré conta com cerca de 7.000 habitantes.

Projeto inovador

Visitando a área da bacia do Rio Jacaré com especialistas internacionais e brasileiros para planejar o trabalho de renaturalização do Rio Jacaré.

A renaturalização do Rio Jacaré é uma das iniciativas mais desafiadoras do Programa Região Oceânica Sustentável - PRO Sustentável. É o primeiro projeto do tipo num rio urbano no país, portanto muito das técnicas utilizadas são experimentais e desenvolvidas com muito competência e criatividade pela equipe técnica do projeto. 

O PRO Sustentável é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF, que teve início em 2007. O programa desenvolve ações de sustentabilidade e infraestrutura urbana, como drenagem e pavimentação de vias, mobilidade (Transoceânica e sistema cicloviário), implantação de parques (Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis e Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT), despoluição do Sistema Lagunar de Piratininga e Itaipu e a renaturalização do Rio Jacaré.

Antes de iniciar as obras, a Prefeitura realizou um evento técnico com especialistas internacionais, providenciou vários estudos realizados pela UFF ou por empresas especializadas, de forma a embasar as intervenções. Conheça os principais estudos realizados.

Veja como estão os trabalhos na atualidade:

Rio Jacaré com a aplicação das técnicas de renaturalização.

Reestabelecimento dos meandros e seções dos rios.

Posicionamento de gabiões para proteger o rio do processo de assoreamento.

Formação de gabiões por funcionários das obras para a contenção de taludes e prevenção da erosão das margens.

Técnicas diferentes para a renaturalização do Rio Jacaré.

Trabalho das equipes para a reconformação da calha do rio

Bacia de retenção: o local permite o espraiamento das águas em situação de cheias do rio, evitando alagamento a montante.

Veja como era o Rio jacaré, antes dos trabalhos de renaturalização:

O Rio Jacaré encontrava-se bastante assoreado, poluído com esgoto, com interferências irregulares no seu curso e com suas margens ocupadas em vários trechos. Em várias partes, a sedimentação chegava a impedir o escoamento das águas de forma superficial.


Rio Jacaré, antes dos trabalhos de recuperação, com alto grau de degradação e poluição.

Construções irregulares sobre o rio estão sendo retiradas.

Detalhes das intervenções:

Os trabalhos passaram por três etapas:  

1ª etapa - Estudo da dinâmica ambiental da Bacia do Rio Jacaré – atraves de um convênio com a UFF foi realizado um grande diagnóstico socioambiental e um estudo das condições hidrogeológicas do Rio Jacaré. 

2ª etapa - Levantamento fundiário da FMP do Rio Jacaré e da legislação ambiental e urbana que incidem na área; Mobilização dos habitantes locais para atuarem como protagonistas do processo; Projeto /obras requalificação ambiental (Saibreira, Vale verde e Coqueiro); Elaboração do projeto executivo de Renaturalização da Bacia do Rio Jacaré; Cadastro socioeconômico para identificação da população de baixa renda

3ª etapa - Demolição das construções que não configuram moradias na FMP do Rio Jacaré; Implantação de sistemas individuais de esgotamento sanitário alternativo, para as edificações que estão abaixo da estrada Frei Orlando; Obra de Renaturalização do Rio Jacaré; Revegetação da FMP; Recuperação e proteção de nascentes. 

As obras de intervenção no leito do rio e suas margens tiveram como objetivo recuperar o ecossistema do Rio Jacaré e contaram com medidas para o desassoreamento, com a remoção de uma camada de aproximadamente 20 cm ao longo de todo o rio. Com o rebaixamento da cota de fundo do Rio Jacaré, o nível do lençol freático adjacente mais alto, passa a ser aflorante na calha, aumentando o escoamento visível e indo ao encontro à necessidade de reconfiguração do córrego principal do Rio Jacaré, para que este possua um caráter hidráulico mais visível à população. Essa proposição é associada à implantação de degraus de controle de nível no Rio para que tal intervenção não cause desequilíbrio dos processos de erosão/sedimentação.



Tipologias da área de intervenção:

Tipologia A – trecho confinado em galerias
Tipologia B – trecho canalizado
Tipologia C – trecho conservado e antropizado
Tipologia D – trecho conservado e natural

Localização da bacia do Rio Jacaré



PRO Sustentável

O PRO Sustentável é um programa premiado que tem sido reconhecido como um dos maiores e mais importantes iniciativas de sustentabilidade urbana, de iniciativa responsabilidade de um governo local. As diversas ações estão assim divididas:


Para mais informações sobre o Projeto de Renaturalização do Rio Jacaré, acesse o site do PRO Sustentável.

Ainda temos um longo trabalho pela frente, mas dá orgulho de ver o quanto avançamos e o quanto estamos transformando essa região tão especial de Niterói. Continuamos trabalhando para fazer de nossa cidade uma referência de sustentabilidade urbana e de justiça social.

Axel Grael
Prefeito de Niterói



--------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

NITERÓI NA CÚPULA DAS CIDADES DAS AMÉRICAS: APRESENTEI NOSSOS PROJETOS DE SUCESSO NAS ÁREAS DE INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE Em eventos em Bordeaux, França, Niterói apresenta as suas iniciativas de governo digital e direitos digitais

Rio Jacaré

PREFEITURA DE NITERÓI LANÇA EDITAL PARA AVANÇAR COM AS OBRAS DE RECUPERAÇÃO DO RIO JACARÉ
PRO-SUSTENTÁVEL: Prefeitura de Niterói lança edital para planejar a renaturalização do Rio Jacaré

2 comentários:

  1. Maravilhoso Axel! Seria incrível se pudéssemos fazer o mesmo com outros rios urbanos Brasil afora não é? Sou amigo da Letícia Moraes que trabalha nesse projeto. Gosto muito dela e tenho grande respeito pelo seu trabalho Gostaria muito de um dia poder visitá-lo 👏👏👏👏👏👏👏❤️🌎

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado pela mensagem e por acompanhar o nosso trabalho. Será um prazer recebê-lo. Um abraço.

      Excluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.